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Empreendedorismo

Cinema brasileiro é foco da 13ª e última rodada do programa Exporta Mais Brasil em 2023

Por meio da iniciativa, ApexBrasil promove encontro entre oito compradores internacionais e 24 produtoras brasileiras do setor audiovisual. As agendas de negócios ocorrerão entre os dias 11 e 13 de dezembro, no âmbito do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na capital federal

A 13ª e última rodada do ano do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será dedicada ao setor audiovisual nacional. A iniciativa, que tem como objetivo ampliar as exportações de diversos setores da economia de diferentes regiões do país, atua trazendo compradores internacionais para conhecer e fazer negócios diretos com empreendedores locais. Desta vez, oito convidados internacionais do setor audiovisual virão da China, Rússia, Singapura, Alemanha, Bélgica e Portugal para participar de rodadas de negócio com 24 produtoras nacionais de cinema. As reuniões vão ocorrer de forma simultânea à 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo festival do gênero no país.

“O setor da economia criativa, incluindo o cinema, é um dos nossos pontos fortes, seja do ponto de vista da capacidade criativa, seja em relação ao profissionalismo e à geração de empregos. É um segmento que emprega milhões de brasileiros e ajuda a movimentar a economia do país”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “Foram quatro anos bem difíceis para esse setor, mas com a volta do presidente Lula, que valoriza a nossa cultura e reconhece o seu potencial, estamos unidos novamente para fortalecer nosso cinema e nossas produções audiovisuais”, reforça Viana.

Um marco importante da retomada do apoio do governo federal ao setor audiovisual brasileiro aconteceu em maio deste ano, com a presença de 42 produtoras de cinema no Festival de Cannes, na França. Além de exibir sete filmes em um dos eventos cinematográficos mais aclamados do mundo, a delegação brasileira levou cerca de 80 produções para serem apresentadas a potenciais parceiros estrangeiros, por meio de um estande no espaço Marché du Film. Nos oito dias de programação, os participantes tiveram acesso a mais de 100 conferências, com mais de 12 mil pessoas, de 121 países diferentes. Todos esses esforços permitiram a geração de impressionantes US$ 18,6 milhões em negócios imediatos.

Desde 2019, o setor não contava com tal apoio para a participação no evento, que este ano aconteceu por meio de uma iniciativa coletiva da ApexBrasil, do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Cultura (MinC) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia de Criativa do Estado de São Paulo, a InvestSP e a Spcine. O SIAESP, em especial, é parceiro da ApexBrasil na execução do projeto setorial Cinema do Brasil desde 2006.

“A ApexBrasil historicamente apoia a exportação do produto audiovisual brasileiro. A presença da Agência no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem sabor de retomada das ações desta grande instituição no campo do cinema e audiovisual. Pela primeira vez, a ApexBrasil traz uma visão de paridade regional, e está a fim de fato de mostrar um Brasil real, para além do eixo dominante do mercado nacional”, avalia a coordenadora do Ambiente de Mercado da 56ª edição do Festival, Simônia Queiroz. Ao todo, foram 121 inscrições recebidas, entre as quais foram selecionadas 24, conforme critérios previstos em regulamento. O Distrito Federal, especialmente, será representado pelo maior número de participantes do grupo: serão nove produtoras candangas apresentando suas produções aos compradores internacionais, um indicativo da enorme pujança do setor na capital federal.

As produtoras foram arregimentadas pela ApexBrasil em parceria com o SIAESP, parceiro da Agência no projeto setorial Cinema do Brasil; com o Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), também parceiro da Agência no projeto setorial Brazilian Content; com o Mercado Audiovisual do Centro-Oeste (SAPI); e com as secretarias de Relações Internacionais e da Cultura do Governo do Distrito Federal, esta última responsável pela produção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Já os compradores internacionais dos seis países foram selecionados pelos Escritórios da ApexBrasil na Europa, China e Rússia. Entre eles, estão representantes de distribuidoras e produtoras de cinema, interessadas em levar as produções brasileiras para seus mercados ou mesmo estabelecer parcerias para coprodução.
Programação

As agendas de negócios ocorrerão entre os dias 11 e 13 de dezembro. Na segunda-feira (11), os compradores internacionais visitarão pontos de importância histórica, arquitetônica e cultural na capital federal. Além disso, participarão de um evento de networking com representantes das 24 produtoras de cinema selecionadas, que será realizado na ApexBrasil. Ao longo da terça-feira (12), também na sede da Agência, serão realizadas as rodadas de negócios em si, seguidas de uma visita em comitiva ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.
Por fim, na quarta-feira (13), será a vez dos “Encontros de Internacionalização do Cinema Brasileiro”, no Hotel Vision, com a presença de autoridades, produtoras de cinema e integrantes do poder público com atuação na área cultural. O encontro receberá painéis sobre os desafios e oportunidades da participação feminina no audiovisual brasileiro, bem como sobre as oportunidades internacionais para o audiovisual do país. Jornalistas interessados em participar de alguma das atividades devem enviar um e-mail para imprensa@apexbrasil܂com܂br
Cinema do Brasil

Desde 2006, a ApexBrasil é parceira do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) na execução do projeto setorial Cinema do Brasil, com o objetivo de promover e internacionalizar o cinema brasileiro, desenvolvendo condições favoráveis para a atuação das empresas nacionais no exterior. A iniciativa tem buscado integrar os produtores brasileiros ao mercado mundial, fomentando inclusive coproduções.
Brazilian Content

Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa promove as produções e a propriedade intelectual brasileiras em grandes eventos no exterior, realiza rodadas de negócios, cria uma imagem positiva das produções obras brasileiras internacionalmente, desenvolve a competitividade da produção nacional e viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais.

A Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) representa as produtoras independentes de conteúdo audiovisual no Brasil, caracterizadas por sua independência de grandes redes de radiodifusão e distribuição. Elas produzem conteúdos variados para entretenimento e/ou educação, exibidos em plataformas tais como TV, streaming, internet e dispositivos móveis.
O mercado audiovisual brasileiro

O setor do audiovisual é um braço pujante da chamada economia criativa no país. Dados da Ancine mostram que, só em 2022, foram lançados 173 filmes brasileiros, e que mais de 95 milhões de pessoas frequentaram as 3415 salas de cinema espalhadas por todo o país. Já segundo relatório da Motion Pictures Association em parceria com a Oxford Economics, o impacto direto do audiovisual na economia brasileira é de R$ 24,5 bilhões. Somando-se o impacto indireto e induzido no PIB, o valor alcança os R$ 56 bilhões.
Ainda segundo a pesquisa, o mercado audiovisual gera R$ 3,4 bilhões em tributos diretos, ou R$ 7,7 bilhões ao ano somando-se os tributos indiretos e induzidos. Em relação à geração de empregos, os números são igualmente impressionantes: 657 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, ou 126,6 mil, levando em conta apenas a geração direta. Em que pese essa performance, o setor ainda se recupera dos impactos da pandemia e do esvaziamento das políticas públicas de cultura entre 2019 e 2022, que afetaram duramente a cadeia produtiva do audiovisual.
O Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o programa Exporta Mais Brasil busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Nesta primeira edição do programa, que começou em agosto e termina em dezembro, 13 diferentes setores da economia foram contemplados: móveis, rochas ornamentais, cafés robustas amazônicos, pescados, artesanato, cervejas especiais, cosméticos, mel, cafés arábicas, calçados, produtos compatíveis com a floresta, frutas e, por fim, o audiovisual. Cada rodada foi realizada em um estado diferente e, no conjunto, já geraram mais de R$ 250 milhões em negócios imediatos e esperados para os próximos 12 meses.
SERVIÇO 

O QUÊ

13ª rodada do Exporta Mais Brasil – Setor Audiovisual

QUANDO/ONDE/HORÁRIO 

11/12, segunda-feira – Evento de networking – Sede da ApexBrasil (SAUN Quadra 05, Lote C, Torre B, 14º andar), 15h às 18h

12/12, terça-feira – Rodadas de negócios – Sede da ApexBrasil, 8h30 às 12h e 14h às 17h30

13/12, quarta-feira – Encontros de Internacionalização do Cinema Brasileiro – Mercado Festival de Cinema Brasileiro Hotel Vision, 9h30 às 11h

Contato imprensa: Lorena Quintas (61) 99951-7175 / Sâmia Bechelane (31) 99463-7886

imprensa@apexbrasil܂com܂br

 

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