Cinevia - divulgação
O Cinevia inicia, a partir de 2 de setembro, um projeto cultural que leva cinema de qualidade gratuitamente a 18 cidades do Paraná. Ao longo dos 41 dias de ação, realizada com o patrocínio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, organização da Porto Cultural e apoio da Via Araucária, serão realizadas 205 sessões com uma seleção especial de filmes, entre eles “Encanto”, “Moana 2”, “Meu Malvado Favorito 4” e “Os Farofeiros 2”.
Até 7 de novembro, o Cinevia percorrerá o Estado em uma carreta adaptada com 83 poltronas acolchoadas, som e projeção digital, isolamento térmico e acústico e bomboniere. A rota começa em Colombo (a 19 quilômetros de Curitiba) e segue por diversos municípios paranaenses, com sessões para escolas e abertas ao público em geral. Os ingressos para todas as sessões serão disponibilizados na própria carreta, todos os dias a partir das 07h da manhã.
A programação inclui uma curadoria de longas voltada para públicos de todas as idades, com sessões diárias a partir das 8h. No primeiro dia, os filmes exibidos serão “Encanto” (8h), “Garfield Fora de Casa” (10h), “Moana 2” (14h), “Pluft – O Fantasminha” (16h) e “Mufasa” (19h). No segundo dia, a programação traz “Meu Malvado Favorito 4” (8h), “Kung Fu Panda 4” (10h), “Divertidamente 2” (14h), “Guardiões das Galáxias 3” (16h) e “Os Farofeiros 2” (19h), encerrando a programação.
Vale lembrar que todos os filmes terão áudio e legenda em português, e, em especial, os filmes “Pluft – O Fantasminha” e “Os Farofeiros 2” contarão também com intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade de conteúdo ao público (legendagem descritiva e audiodescrição). Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade e mobilidade para pessoas em cadeira de rodas, espaço prioritário para pessoas com necessidades especiais e/ou síndromes, além de ajuste de equipamentos de som e imagem, visando atender restrições específicas, se necessário.
O Cinevia tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, especialmente para locais que enfrentam restrições no acesso a salas de cinema. Segundo dados da Secretaria de Cultura do Paraná, aproximadamente 60% dos municípios do Estado enfrentam dificuldades para oferecer programação cultural regular ou estruturas adequadas para apresentações artísticas e audiovisuais. A falta de cinemas é um problema recorrente em diversos municípios brasileiros.
“Iniciativas como o Cinevia desempenham um papel essencial para mitigar esses desafios ao levar programação cultural gratuita diretamente para a população dessas regiões. Promovem inclusão cultural, ampliam o acesso à arte e fomentam o desenvolvimento social. O contato com obras culturais e o convívio em ambientes coletivos estimulam a diversidade, o respeito às diferenças e a formação de cidadãos melhores”, pontua Renata Porto, founder da Porto Cultural, uma das produtoras do projeto. Para conhecer a programação completa do Cinevia, acompanhe o intagram da Porto Cultural – @portoculturaloficial e/ou da Via Araucaria – @araucariavia.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…