Saúde

Cirurgia ortopédica inédita no Paraná foi realizada no Hospital São Vicente

Nesta semana, o Hospital São Vicente, localizado no centro de Curitiba, foi palco de um procedimento inédito no Paraná: a primeira cirurgia de ortopedia para colheita de células mesenquimais ativadas por laser para o tratamento de artrose. O médico responsável por mais esse avanço na medicina foi o Dr. Márcio Hiroaki Kume, coordenador da Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Vicente e do Pronto atendimento ortopédico, que aplicou a técnica One Step em medicina regenerativa.

A Osteoartrite – artrose – é uma doença das articulações que se caracteriza pela deterioração da cartilagem e alterações ósseas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre as doenças designadas de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais frequente, representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

A técnica utiliza de uma luz infravermelha específica para promover a colheita do tecido adiposo, rico em células-tronco mesenquimais. O material coletado possui mais de 90% de viabilidade celular. Em alguns casos, o uso da tecnologia possibilita reduzir o tempo de retorno do paciente a suas atividades de rotina. “Consiste em uma inovação na coleta de células mesenquimais ativadas para tratamento de artrose que permite coletar melhor qualidade e quantidade de células para incentivar a cicatrização tecidual e estímulo biológico em nossos pacientes”, afirmou doutor Márcio Kume.

O coordenador da Ortopedia e Traumatologia explica que o procedimento é indicado em casos de lesão osteocondral articular de qualquer grau, pois em situações específicas menos avançados é possível reversão total da lesão. Já em outros, há possibilidades de melhora da lesão. “A ideia desse é proporcionar maior conforto, mobilidade, segurança e qualidade de vida para nossos pacientes”.

Além de acelerar o pós-cirúrgico, a cirurgia de ortopedia para colheita de células mesenquimais ativadas por laser para o tratamento de artrose melhora o desgaste articular e também é indicado em lesões musculotendineas que necessitam de indução de cicatrização ou regeneração tecidual.

Em busca de tecnologia com tratamento eficiente, Dr. Márcio Kume e sua equipe de profissionais também foram pioneiros na radiofrequência articular no Brasil para tratamento de dor articular e um dos primeiros médicos no Brasil a realizar transplante de cartilagem e implante de membrana e gel de colágeno.

Pronto Atendimento 24 horas em Ortopedia

O Pronto Atendimento 24 horas conta com uma estrutura completa e com investimento em tecnologia para atender a especialidade de Ortopedia. “O próximo passo é aprimorar ainda mais o nosso Pronto Atendimento do Hospital São Vicente e aperfeiçoar a implantação do centro de tratamento de dor e medicina regenerativa”, completou o Dr. Kume.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Imin Matsuri prestigiado por Darcia Piana e Eduardo Pimentel

O governador em exercício Darci Piana esteve neste domingo (30) no 32º Festival do Imigrante…

12 horas ago

Marcha pela Diversidade de Curitiba

Diversos discursos políticos alertaram para a necessidade de eleição de vereadores e prefeitos envolvidos nas…

12 horas ago

Governo lança terceiro vídeo da campanha Fé no Brasil, com foco em avanços da saúde

Depois de destacar os avanços na economia e na educação, a campanha Fé no Brasil, lançada no último…

12 horas ago

Rio Surf Festival 2024 define campeões na praia Macumba

O sábado marcou o último dia de disputas do Rio Surf Festival 2024, que amanheceu…

20 horas ago

Os 10 mandamentos do tubarão das franquias

Um dos protagonistas do programa Shark Tank, do canal Sony, o empresário José Carlos Semenzato é um dos…

21 horas ago

Grupo Petrópolis e Fundação Crescer Criança formam primeira turma de educação tecnológica

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, por meio do Laboratório de Inovação…

21 horas ago