Empreendedorismo

Citrosuco inicia projeto para transporte de carga em caminhão Volvo 100% elétrico

A Citrosuco, uma das líderes mundiais em produção de suco de laranja, anunciou adesão aos testes do caminhão 100% elétrico da Volvo, FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos.

A rota Santos-Matão é crucial para a Citrosuco, uma vez que liga a maior fábrica de produção de suco de laranja do mundo ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.

Os testes são parte de um conjunto de ações da Companhia pela busca da descarbonização de suas operações e reitera suas metas ESG 2030, assumidas em 2022.

A Citrosuco já contribui para a resiliência climática removendo mais de 400 mil toneladas de carbono por ano e ainda tem metas específicas que buscam redução de emissões CO2 nos escopos 1 e 2 em 28% até 2030 e aumentar as remoções líquidas, tendo o balanço líquido de remoções e emissões de GEE cada vez mais positivo.

De acordo com Claudemir Henrique de Oliveira, Gerente Geral de Logística e Terminais da Citrosuco, a busca por uma alternativa sustentável para a frota de caminhões começou na Fenatran 2022, onde iniciaram as negociações sobre o projeto. “Temos o compromisso de impulsionar as melhores práticas na Citrosuco. Nosso objetivo com esse projeto é avaliar as possibilidades para que possamos no futuro contar com uma frota totalmente elétrica. Para esse teste, contamos com toda a expertise e suporte da Volvo”.

O executivo complementa que durante toda a jornada, a resposta foi superpositiva. “No primeiro teste optamos por um peso intermediário e no segundo aumentamos para utilizar o peso máximo do caminhão, de 44 toneladas. Ambos os pilotos salientaram a excelência de desempenho do torque instantâneo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos, importantes em trechos de subida e descida com carga, além de tempo e quantidades necessárias para carregamento do veículo. Mas o mais importante são os ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a nossa operação”, complementa Claudemir.

De acordo com Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). Além disso, tem potência de até 490 kW (660hp). “Este é um veículo que atende bem o transporte de distribuição entre grandes centros. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído”, comenta.

SOBRE A VOLVO

A Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais. Com origem na Suécia, tem mais de 100 mil funcionários em 190 mercados e é reconhecida por seus valores fundamentais: Qualidade, Segurança e Respeito ao Meio Ambiente.

A Volvo tem também alta reputação por sua vocação inovadora, com a introdução de tecnologias de vanguarda em produtos e serviços que vêm transformando a indústria dos transportes e o mundo. No Brasil, a marca é líder em caminhões pesados e seu modelo Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do país, entre todas as marcas e categorias, há anos.

Sobre a Citrosuco

A Citrosuco é uma das líderes globais do setor de suco de laranja, mas atua muito além do suco. A Citrosuco é a primeira do setor a ser 100% digitalizada. Todas as fazendas, indústrias e terminais logísticos ao redor do mundo estão conectados, o que permite a integração das práticas agrícolas, desde o viveiro de mudas até a entrega dos produtos às indústrias. Desde 2016, possui 100% de fazendas próprias com certificação SAI Platform nível ouro e mais de 70% da produção de frutas é certificada como sustentável. Além disso, se compromete a atingir 100% de fornecimento sustentável até 2030 e desde 2020 faz parte do Pacto de Suco Sustentável (SJC), que reforça esse comprometimento público e global. Para mais informações acesse: Link

Redação JBA Notícias

Recent Posts

O Boticário anuncia startup vencedora do edital ‘Resíduo Extinto’

São Paulo, junho de 2024 - Comprometido em contribuir efetivamente para a mudança do cenário de…

59 minutos ago

Febraban comenta novas normas de Open Finance

A Febraban e seus bancos associados estão desde o começo inseridos e engajados nas discussões…

1 hora ago

Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade…

1 hora ago

IguanaFix, da MadeiraMadeira, cresce 600% em 2023 e quer chegar a perto de R$ 100 milhões em 2024

A IguanaFix, plataforma de serviços de montagem de móveis adquirida pela MadeiraMadeira em 2021, registrou um crescimento expressivo…

1 hora ago

Plataforma que mapeia emoções é diferencial em estande na ABF Expo

As três empresas do grupo liderado por João Apolinário: Polishop, Decor Colors e Mega Studio…

2 horas ago

Instituto Oi Futuro e 42 firmam parceria inédita para imersão de alunos da rede pública em programação

Buscando a formação de programadores e profissionais de TI cada vez mais qualificados na rede…

2 horas ago