Aerogerador do programa Energia da Claro
Sustentabilidade é parte fundamental da estratégia da Claro. Ao longo dos anos, a companhia vem trabalhando ativamente para que seus produtos e serviços reflitam esse posicionamento e, assim, investe em ações que proporcionam eficiência energética e reduzem o impacto negativo de suas operações ao meio ambiente. O compromisso foi reforçado com a adesão da empresa à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em 2021.
Como resultado, a operadora conta com um extenso portfólio de projetos, programas e ações com foco em sustentabilidade e, considerando a questão ambiental do ESG, está à frente das metas de redução de emissões de CO2e, criadas a partir de estudo feito globalmente pela Science Based Target (SBTi) para o grupo América Móvil e que determinou os objetivos que deveriam ser perseguidas por todas as operações do grupo, nos 25 países em que atua. No Brasil, considerando somente o período após a definição das metas, a empresa já soma mais de 380 mil toneladas evitadas. No acumulado, desde o início das iniciativas, são mais de 500 mil toneladas de CO2e evitadas.
Muito além da análise do consumo energético, o trabalho teve início com um mapeamento do inventário de emissões de CO2e. O objetivo era mensurar o real impacto das operações para, a partir daí, viabilizar ações para torná-las verdadeiramente mais eficientes e sustentáveis.
Implementado em 2017, o ‘Energia da Claro’ é uma das principais iniciativas da empresa neste sentido. Trata-se de um programa de eficiência energética que prevê o uso de energia, proveniente de fontes renováveis e limpas como solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada, e ações para redução do consumo em todas as operações e instalações da companhia no Brasil.
Além de geração, a busca pela eficiência nas operações
Na frente de eficiência energética, a Claro tem investido em diversas ações para a melhoria de seus processos e, consequente, redução nas emissões de carbono. Uma dessas iniciativas é a modernização das antenas, com a implementação de recursos para controlar a distribuição da energia que as abastecem de acordo com a demanda e volume de dispositivos conectados, evitando o desperdício.
Com o resultado do inventário, a companhia identificou que unidades físicas, como prédios administrativos, lojas e data-centers, representam uma parcela significativa do impacto ambiental com CO2. A partir dessa informação, a Claro tem trabalhado em soluções como, por exemplo, a melhoria dos sistemas de refrigeração dos equipamentos de ar-condicionado para minimizar esse efeito.
Para uma empresa de serviços, com operações em mais de 4.800 municípios espalhados por todo o país, mobilidade é um tema crucial. Nesta frente, a Claro tem investido em iniciativas diversas e complementares como: adoção em larga escala do etanol para o abastecimento da frota de veículos; instalação de estrutura dentro dos Centros de Distribuição para a triagem e tratamento de resíduos eletrônicos, reduzindo o impacto ambiental gerado pela locomoção, somente com essa ação já foram economizados 400 mil litros de diesel; e uso de bicicletas para o atendimento técnico residencial, em regiões de cidades como SP e RJ, no projeto Bike Claro.
Além do trabalho interno voltado para o aperfeiçoamento das operações, a empresa tem investido também em iniciativas que integrem a sociedade, gerem impacto e contribuam para despertar a consciência socioambiental junto à população em geral. Uma dessas frentes é o Claro recicla, programa que reforça a importância da reciclagem e destinação correta de itens eletrônicos.
O programa disponibiliza urnas em mais de 2.000 lojas, em todo o país, para a coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos. Desde sua criação, em 2008, já foram reciclados mais de 292 mil itens, que equivalem a cerca de 72 toneladas de resíduos eletrônicos.
Clientes e não clientes podem descartar seus resíduos eletrônicos em coletores identificados e com orientações. São aceitos itens, como: celulares, baterias e acessórios, fora de uso ou quebrados. Os itens recolhidos passam por triagem para reciclagem ou destinação final adequada.
Com o olhar voltado para inovação e para o ESG atrelado ao negócio, a Claro segue implementando iniciativas que geram impactos reais para os produtos e serviços que entrega diariamente para milhões de brasileiros em diversos pontos do país. Para mais informações sobre ações ambientais da companhia, acesse: Claro Sustentabilidade
Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…
Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…
Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…
A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…
Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…
Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…