Clube da Gente Boa Vista agora tem aulas gratuitas de karatê
Quando a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) lançou as aulas gratuitas de karatê no Clube da Gente Boa Vista, em março deste ano, Reinaldo Snikers, morador no Bairro Alto, se apressou em matricular o filho, Nicolas.
O garoto de 6 anos tem autismo grau 1 e as aulas de karatê podem ajudá-lo a ter mais concentração e socializar com as outras crianças.
“Ele é muito disperso por conta da hiperatividade. O objetivo é despertar nele foco para que possa acompanhar melhor as aulas e as atividades em geral”, disse Reinaldo, que se reveza com a esposa para levar o filho às sessões de karatê.
Mesmo nas primeiras aulas, Nicolas já consegue imitar alguns movimentos graças à insistência do pai, sempre pronto a ajudá-lo a retomar a concentração toda vez que se distrai com outra coisa.
Concentração aumentou
Quem também está curtindo bastante as aulas de karatê é o curitibinha Pedro Henrique de Oliveira, 6 anos. Na aula desta sexta-feira (31/3), ele veio com o nariz ralado, mas foi apenas um pequeno acidente na escola.
“O Pedro adora as aulas de karatê. Fica contando os dias para vir”, conta a mãe, Janaína Chinalia de Oliveira, que descobriu a oferta da atividade no grupo de WhatsApp da escola. Apesar de ainda estar no começo da atividade, Janaína conta que já sentiu mudança no comportamento do menino.
“Ele está muito mais concentrado, observando os horários e está mais disciplinado também, isso sem contar o bem estar físico que as aulas proporcionam”, comemorou a mãe.
Bom para a mente e o corpo
A prática constante dessa arte marcial é muito benéfica para a mente e o corpo. Mentalmente, o karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
Para o corpo, os movimentos do karatê são benéficos para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.
Duas vezes por semana
As aulas no Clube da Gente Boa Vista acontecem nas segundas e sextas-feiras. De acordo com o coordenador do Clube da Gente, Adriano Pimentel, as turmas funcionam das 10h às 11h, para alunos na faixa etária de 6 a 12 anos; e, das 14h às 15h para alunos de 12 a 17 anos.
São 30 vagas para cada turma e as inscrições podem ser feitas no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br. Pelo fato de o público ser menor de idade, o responsável deve realizar primeiro a própria inscrição no site para em seguida inscrever o futuro aluno.
“Temos vagas abertas e estamos prontos para receber as crianças e jovens para serem instruídas nessa atividade saudável que é a prática de karatê”, disse Pimentel.
Serviço: aulas de karatê
Local: Clube da Gente Boa Vista (Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 319 – Bairro Alto)
Horários: segundas e sextas-feiras, das 10h às 11h (6 a 12 anos) e das 14h às 15h (12 a 17 anos)