Com a promessa de chegar aos brasileiros em 2023, a função “crédito no PIX” já pode ser conferida por emissores de crédito, como os bancos, assim como pela população brasileira. A C&M Software, empresa PSTI (Provedores de Serviços de Serviços de Tecnologia da informação) regulamentada pelo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), acaba de desenvolver o Yellow, a primeira plataforma a entregar de ponta a ponta o conceito de Buy Now Pay Later – Compre Agora Pague Depois -, com integração de todos os ecossistemas de sustentação e distribuição dos produtos de crédito no Brasil, tendo uma capilaridade de aceitação superior ao cartão de crédito, tendo mais de 500 milhões de chaves Pix cadastradas.
Segundo dados do BACEN, a modalidade de pagamento instantâneo transacionou quatro vezes mais do que a opção em cartões de crédito no primeiro quadrimestre de 2022. O Pix movimentou R$2.069 bilhões, contra R$456 milhões nos cartões de crédito.
Em outras palavras, para o lojista, o Yellow traz a facilidade do recebimento imediato, já para o consumidor final, a plataforma vai favorecer o acesso ao crédito, barateando a opção de compra a prazo.
Criado em 2020, o PIX tornou-se um dos meios de serviços financeiros mais utilizados no país por conta da ausência de taxas em transações e pagamentos. Agora, a função crédito promete diminuir custos, com a expectativa de juros menores para o consumidor final que precisa recorrer ao crédito no dia a dia.
“A iniciativa de trazer essa função crédito para o PIX visa trazer uma abertura maior ao acesso do crédito no Brasil. Mesmo com um cenário de juros altos, e o Brasil é reconhecido mundialmente por conviver com juros mais altos, o Yellow pode ser um marco no mercado por baratear essas operações, tornar o crédito mais acessível tanto para os emissores quanto para os consumidores”, comenta Wellington Silva, head de produtos na C&M Software.
Para os emissores de crédito – bancos e instituições financeiras – a plataforma Yellow é categorizada como um produto de crédito recorrente, tendo alta capilaridade e um menor custo operacional, enquanto para o consumidor ela tem o poder de negociar descontos junto aos estabelecimentos no pagamento à vista.
Além de comprar, o consumidor pode transferir, depositar e efetuar pagamentos de contas. Após isso, a plataforma permite uma combinação com o emissor do seu Yellow uma forma de pagamento que mais se adequa a sua necessidade.
Como solicitar o crédito no PIX através do Yellow?
Para utilizar a modalidade e garantir a chance de “comprar agora, pagar depois”, o consumidor deverá fazer o download ou utilizar o aplicativo financeiro de preferência que tenha a interface da plataforma Yellow e preencher a proposta de utilização do crédito conforme política do emissor de crédito. Após essa primeira etapa, o emissor fará uma análise junto ao motor de crédito.
Finalizada a análise e aprovada, o usuário tem seu crédito liberado e poderá fazer transações com o PIX. O consumidor poderá escolher financiar a transação, conforme definido pelo emissor, a loja ou pessoa a receber. O dinheiro será depositado no mesmo instante, como uma compra à vista. O valor da transação segue um fluxo de faturamento, e o usuário pode pagar a fatura em 30 dias ou conforme parcelas.
Para o estabelecimento ou prestador de serviços a receber o valor, a compra recebe a característica de integralidade do valor, sem intermediários ou custos adicionais com maquininhas de cartões de crédito.
“Diferentemente do cartão de crédito ou qualquer outra linha de crédito; que o valor a vencer é pago através de um boleto, o PIX crédito entra com a funcionalidade de débito automático, cadastrado diretamente na conta corrente do devedor. Esse é um ponto de atenção para não se enrolar nas dívidas”, explica Wellington Silva.
Abaixo, confira um passo a passo sobre como solicitar o crédito agora através da plataforma Yellow.
Sobre a C&M Software
A C&M Software tem fornecido tecnologia e serviços de inteligência de negócios para uma variada gama de indústrias desde 1999. Atua no desenvolvimento de softwares de alto desempenho e disponibilidade, fornecendo serviços de TI para instituições em praticamente todos os segmentos.
Com o objetivo principal de automatizar processos manuais associados à segurança, fraudes, crédito e cobrança, gestão de fluxo de caixa e meios de pagamentos. Foi a primeira empresa a ser autorizada pelo Banco Central a ser uma provedora de serviços de tecnologia da informação no âmbito do SPB em 2002, e é a líder na prestação deste tipo de serviço desde então. Saiba mais aqui: https://br.cmsw.com/
O aumento da tributação sobre compras realizadas em sites internacionais, como Shein e AliExpress, está…
Nessa quinta-feira (19), a Justiça homologou um acordo histórico entre a União e a Educafro,…
A nova barra Gov.Br, lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal…
Com reforço no efetivo das forças de segurança, atrações culturais gratuitas e atividades esportivas, a…
Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses…
Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo feminino no país, o Grupo Boticário abre inscrições…