“O que não é medido não pode ser melhorado”. Essa frase, frequentemente atribuída ao estrategista Peter Drucker, sintetiza parte importante do objetivo perseguido pela inédita estratégia de Natureza, Conservação e Biodiversidade assumida pelo Grupo CMPC.
Como destaca o CEO, Francisco Ruiz-Tagle, “ao longo de sua história, a companhia foi somando hectares de patrimônio dedicados à conservação e lidera processos bem-sucedidos de restauração da vegetação nativa. No entanto, com esta estratégia renovada, o que estamos fazendo é posicionar esta atividade como um dos pilares de negócio da CMPC”.
Atualmente, o Grupo conta com 402 mil hectares de conservação e proteção, incluindo áreas de alto valor de flora e fauna, dos quais mais da metade está no Brasil (210 mil hectares). O restante fica localizado no Chile (mais de 170 mil hectares) e na Argentina (20 mil hectares).
Em seus compromissos ambientais, a CMPC desenvolve uma iniciativa desde 2019 para aumentar sua área de conservação em 100 mil hectares. Essas metas ambientais têm servido de estímulo ao interesse de investidores internacionais em ações que favoreçam o cuidado ambiental e a recuperação da biodiversidade.
“Somos uma empresa que produz produtos ecológicos a partir de soluções naturais que vêm de florestas plantadas, renováveis e sustentáveis. Por isso, dependemos do meio ambiente e nos preocupamos com sua proteção”, explica Ruiz-Tagle.
Sobre a CMPC
A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site.
No próximo domingo (29), a Arquidiocese de Curitiba, em unidade com todas as Dioceses e apoio…
Em 2024, o Brasil experimentou um ano de crescente curiosidade relacionada às possibilidades da Inteligência…
Em 2023, o Índice de Reciclagem Mecânica das embalagens plásticas ficou em 24,3% no país.…
Barueri, 26 de dezembro de 2024 - A Livelo, maior empresa de recompensas do país,…
De hoje, 26 de dezembro, até março, Guaratuba recebe duas atrações imperdíveis: a Carreta da Alegria e…
A cena gastronômica de Curitiba ganhou um reforço de peso com o Redwood Burger & Grill,…