Colégio Maria Balbina Dias
A invasão de artistas e voluntários embelezou paredes e o muro externo do Colégio Estadual Professora Maria Balbina Costa Dias

O projeto “Mais Cor, Mais Vida” transformou o ambiente com desenhos, montagem de mural com fotos histórica e um abraço de alunos e professores, nas paredes, nos muros e no container que abriga material de arte e educação física.
Para o curador do projeto, Estevan Reder, a ideia central da ação é levar diferentes técnicas artísticas para dentro do colégio. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos, professores e funcionários da escola um contato efetivo com a arte urbana. Acreditamos que com essas ações toda a comunidade envolvida crie um sentimento de pertencimento ao espaço público”, afirma Reder.
“Queremos crir o contexto do coletivo escolar, destacar que o espaço interno é da comunidade escolar. Todos devem cuidar e conviver no seu interior, que está colorido, bonito e acolhedor”, destaca Beth Copponi, coordenadora do projeto.
Oficinas e programação paralela
Para concretizar a transformação do espaço, foram convidados artistas com domínio de diferentes técnicas que estarão também ministrando as oficinas: Yvy Capponi – Ilustração, Douglas Reder – Desenho Livre; Marciel Conrado – Graffiti; Vantees – Fotografia e lambe-lambe e os convidados Fabrício Ribeiro e Jackson Vieira – Experimentação Musical, Lucas Delfino – Dança; Antônio Camargo – Introdução ao audiovisual e Ruy Neto – Arte Brasileira.
O projeto será realizado em três etapas: a pintura dos murais, as oficinas on-line e a participação do convidado Santiago Rueda (Colômbia), doutor em Arte Contemporânea que ministrará uma conversa com a comunidade local de artistas, produtores e curadores no MuMa em data ainda a ser confirmada.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural com incentivo da Celepar e Ademilar, o Mais Cor, Mais Vida também promoverá uma série de oficinas on-line nas áreas de fotografia, dança, arte brasileira, experimentação musical, desenho livre, graffiti e introdução ao audiovisual.