Com 700 barcos vendidos, São Paulo Boat Show se consolida como principal palco de negócios náuticos da América Latina
Com recorde de barcos vendidos e com público qualificado de 40 mil visitantes, o São Paulo Boat Show encerrou com uma edição histórica. Evento contou com 170 embarcações em exposição, sendo 50 lançamentos, além de produtos para consumidores de diferentes perfis econômicos. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa.
Outubro, 2024 – O São Paulo Boat Show encerrou com números recordes que incluem a venda de 700 barcos, o maior número já registrado em todas as edições do evento, e um público qualificado de 40 mil visitantes. Realizado desde o dia 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, o evento se consolidou como o principal palco de negócios náuticos na América Latina. Mais do que uma exposição, o Boat Show se tornou o destino preferido para quem deseja adquirir embarcações ou realizar upgrades, com uma mudança no perfil dos consumidores, que agora aguardam a realização dos Boat Shows ao longo do ano para fechar suas negociações.
Para alcançar esses números expressivos, o evento deste ano foi ampliado. Em um espaço de 32 mil metros quadrados, mais de 170 embarcações foram expostas, sendo 50 lançamentos. As ofertas atenderam a consumidores de diferentes perfis econômicos, com cotas compartilhadas a partir de R$ 25 mil, motos aquáticas de R$ 65 mil, até iates de luxo avaliados em mais de R$ 15 milhões. Além das embarcações, os visitantes encontraram uma ampla gama de produtos, como brinquedos náuticos, equipamentos de segurança, decoração e serviços, como cursos de pilotagem e apólices de seguros. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa.
“O São Paulo Boat Show deste ano confirmou uma tendência que temos observado: o público náutico cada vez mais espera pelos Boat Shows para realizar suas compras. O feedback dos expositores foi extremamente positivo, com vendas sendo concretizadas durante todos os dias do evento. Esse comportamento dos consumidores, que aguardam os Boat Shows para fechar negócios, tem causado oscilações no mercado ao longo do ano, com um aumento expressivo nas vendas coincidindo com os eventos. O sucesso deste ano, não apenas em São Paulo, mas também nos outros Boat Shows do calendário, deve contribuir diretamente para que o setor encerre 2024 com saldo positivo, já que cerca de 70% das vendas de barcos no Brasil ocorrem por conta desses eventos”, afirma Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show Eventos.
Essa mudança no comportamento dos consumidores também foi percebida por Eduardo Colunna, presidente da Acobar. “Observamos uma oscilação nas vendas do setor náutico em 2024, mas o saldo para o ano será extremamente positivo, superando os números de 2023. Atingiremos a marca de 150 mil postos de trabalho, um crescimento de 25% em relação ao ano passado, quando tínhamos 120 mil. Importante destacar que esse aumento de emprego abrange todo o setor, desde a construção de embarcações até serviços de manutenção, marinas e outras áreas relacionadas. A indústria náutica brasileira atingiu um nível de excelência construtiva, com mão de obra qualificada e produtos que se tornaram referência internacional, reforçando nossa competitividade global”.
Expositores também reforçaram a importância dos Boat Shows como o principal cenário para a concretização de negócios náuticos no país. Márcio Schaefer, CEO da Schaefer Yachts, celebrou os resultados obtidos. “Alcançamos nossa meta, que desde o início foi bastante ousada. O público presente foi extremamente qualificado e conseguimos superar com folga as expectativas do ano passado. Isso reforça a importância do evento para o setor e o nosso compromisso com a excelência”.
Os resultados positivos também foram comemorados pela Ventura Experience. “Este é o maior evento náutico da América Latina, um evento que vende, que atrai público e que transforma empresas. Todos os anos, o São Paulo Boat Show se supera, e este ano não foi diferente. Lançamos um produto de pequeno porte que se tornou o mais vendido de toda a nossa história. O evento é um sucesso absoluto. Se você não expôs ou não visitou, venha no próximo ano. São Paulo Boat Show é um sucesso garantido, tanto para as empresas quanto para as famílias que participam”.
Fábio Bisolatto, sócio da WellCraft, também destacou o impacto positivo do São Paulo Boat Show. “A feira cresce a cada ano e o público está extremamente qualificado. Recebemos muitos clientes de alto nível e o evento superou nossas expectativas. 2024 já é nosso recorde de vendas desde 2021, quando começamos a participar. Só temos a agradecer ao Boat Show”, detalhou.
José Carlos Barros, diretor comercial da Sessa Marine, compartilhou a expectativa de resultados contínuos após o evento: “O São Paulo Boat Show sempre gera uma expectativa muito alta em termos de visitação qualificada e volume de negócios. Algumas vendas já foram realizadas, mas muitas negociações ainda estão em andamento e acreditamos que o evento trará resultados ainda melhores à medida que essas negociações se concretizem nos próximos meses”.
Ainda em 2024, a Boat Show Eventos realizará mais dois eventos náuticos. De 6 a 10 de novembro, ocorre o inédito Salvador Boat Show, na Bahia Marina. De 28 de novembro a 1º de dezembro, será realizada a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, no Lago de Itaipu.
*Acompanhe o calendário dos próximos eventos náuticos brasileiros de 2024:*
*> Salvador Boat Show*
Maior evento náutico do Nordeste
De 06 a 10/11 – Salvador/BA
*> Foz Internacional Boat Show*
Principal evento náutico da Tríplice Fronteira
De 28/11 a 01/12 – Foz do Iguaçu/PR
*Sobre o Grupo Náutica*
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
https://saopauloboatshow.com.