Geral

Com a participação de Itaipu, Governo Federal lança Relatório Nacional Voluntário dos ODS

O Governo Federal apresentou nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, a movimentos sociais, prefeitos e governadores, a versão brasileira do Relatório Nacional Voluntário (RNV), elaborado com a participação da Itaipu Binacional. O documento é a principal ferramenta para monitorar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países.

A apresentação foi feita pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Também estavam presentes a primeira-dama, Janja Lula; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo – entre outras autoridades. A assistente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu, Silvana Vitorassi (AS.GB), também compôs a mesa de abertura, representando o diretor-geral Enio Verri.

Na semana passada, em Nova York, o Relatório Nacional Voluntário foi apresentado oficialmente durante o Fórum Político de Alto Nível (HLPF, na sigla em inglês), que ocorreu na sede das Nações Unidas. O lançamento no Brasil faz parte do esforço do governo de incentivar a mobilização de segmentos da sociedade, prefeitos e governadores para que colaborem para o alcance das metas da Agenda 2030.

Márcio Macêdo lembrou que o último RNV brasileiro é de 2017 e, desde então, a pauta socioambiental perdeu força no Brasil, sendo resgatada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A iniciativa de retomar a elaboração e apresentação do RNV foi muito bem recebida na ONU. Vários representantes de países elogiaram a iniciativa, bem como as ações governamentais que, desde 2023, estão reconstruindo os caminhos para o cumprimento dos ODS” afirmou.

Além da Itaipu, participaram da elaboração do documento entidades como o Ipea, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios de Relações Exteriores e do Planejamento, que trabalharam sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.

“A Itaipu está engajada com o fortalecimento da Agenda 2030 com excelentes resultados na implementação de seus objetivos e metas. E o RNV, além de dar visibilidade a estas ações, reforça o compromisso com o desenvolvimento territorial sustentável e a gestão participativa”, afirmou Silvana Vitorassi.

Após a abertura, representantes dos ministérios e órgãos de assessoramento da Comissão Nacional para os ODS discutiram pontos do relatório e a contribuição das instituições para o cumprimento das metas da Agenda 2030. A chefe do escritório da Itaipu em Brasília, Lígia Soares, fez um histórico das iniciativas socioambientais da empresa, que são reconhecidas internacionalmente (um exemplo é o Prêmio Água para a Vida, da ONU), e detalhou a expansão da área de atuação da empresa para todo o Estado do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, por meio do programa Itaipu Mais que Energia.

Lígia Soares acentuou que Itaipu promove ações conectadas não apenas aos ODS 7 (energia limpa) e 6 (conservação da água) – áreas diretamente ligadas ao negócio da empresa –, mas com todos os 17 objetivos da Agenda 2030. Segundo ela, “a Itaipu já trazia princípios de desenvolvimento sustentável desde sua concepção e foi pioneira na territorialização dos ODS no Oeste do Paraná”. “Fazer parte deste trabalho junto ao Governo Federal é um importante reconhecimento de nossos esforços para promover a responsabilidade socioambiental e a cooperação internacional. Há décadas, promovemos práticas inovadoras que beneficiam as comunidades e o meio ambiente. E é fundamental que isso seja compartilhado”, completou.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

17 minutos ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

22 minutos ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

25 minutos ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

5 horas ago

População se surpreende com tecnologia e aprova primeira viagem do Bonde Urbano Digital

O clima dentro do veículo foi de surpresa e entusiasmo. Silêncio, estabilidade e a sensação…

5 horas ago

Primeiro na América do Sul: Bonde Urbano Digital começa a operar entre Pinhais e Piraquara

Inovação no transporte público, o Bonde Urbano Digital teve a sua primeira viagem realizada entre…

5 horas ago