O Instituto Água e Terra (IAT) ajudou a combater dois novos focos de incêndios florestais de grandes proporções na região Noroeste.
As ocorrências foram registradas em Icaraíma, Alto Paraíso e Cianorte. Para colaborar com o serviço do Corpo de Bombeiros, o Instituto equipou o helicóptero de uso exclusivo do órgão ambiental com um helibalde, dispositivo capaz de coletar uma grande quantidade de água de rios.
A aeronave foi fundamental para conter as chamas.
O primeiro incidente teve início na quarta-feira (21) na Ilha Bandeirantes, parte do Parque Nacional Ilha Grande, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, após um caminhão pegar fogo e gerar um foco de incêndio.
As chamas atingiram uma área de 4 mil hectares, cobrindo 75% da área da Ilha.
O helicóptero do IAT participou do combate ao incêndio junto com o Corpo de Bombeiros, técnicos do núcleo regional do IAT em Umuarama e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“O helicóptero foi muito importante para apoiar a equipe do ICMBio, que estava combatendo o fogo apenas em via terrestre. Infelizmente estamos em um período de estiagem, onde qualquer faísca pode acabar se tornando um incêndio de grandes proporções, e ações de combate como essa são necessárias para evitar danos maiores”, explica o chefe do escritório regional do IAT de Umuarama, Luís Carlos Borges Cardoso.
O Parque Nacional Ilha Grande fica na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e reúne lagos, lagoas e 180 ilhas que ajudam a preservar áreas de várzea do rio.
Com uma área total de 78.875 hectares, o complexo abrange nove municípios: Guaíra, Altônia, Alto Paraíso, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no lado paranaense, e Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí, no Mato Grosso.
CIANORTE – Em Cianorte, o incêndio florestal recomeçou na quinta-feira (22) em uma área de mata próxima do Parque Municipal Cinturão Verde – outro foco já havia sido debelado no começo desta semana, mas as ventanias e o clima seco resultaram na ocorrência de dois novos episódios, que atingiram uma área de aproximadamente 100 hectares.
Além de contar com o helicóptero e 15 integrantes do escritório de Cianorte do órgão ambiental, a ação de contenção teve o apoio de 10 caminhões-pipa fornecidos por sete municípios da região, além do suporte de setores da sociedade civil. Os veículos integram o projeto Patrulha Ambiental, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“A contenção desses incêndios só foi possível graças à coordenação da equipe do Corpo de Bombeiros e do apoio dos municípios, que disponibilizaram imediatamente os caminhões. O helicóptero também foi muito importante nesse processo, já que possibilitou o combate do fogo em locais de difícil acesso, que poderiam se tornar novos focos de incêndio futuramente”, afirma o chefe do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques.
INCÊNDIOS – Nos últimos dias, o IAT ajudou a combater diversos incêndios florestais no Estado.
As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba; em um conjunto de fazendas que constitui uma Área de Preservação Permanente Ecológica (APP) em Maria Helena, no Noroeste; além dos três municípios do Noroeste.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 802 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado desde segunda-feira (19).
A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.
Durante as férias de janeiro, as crianças encontrarão uma programação especial na Casa Museu Eva Klabin, localizada…
Mais de 78 milhões de consumidores(as) brasileiros(as) de energia elétrica serão beneficiados(as) pela Itaipu Binacional…
São Paulo, dezembro de 2024 – Francisco Lima é o maratonista mais velho em atividade no…
O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal…
A trilha musical da queima de fogos do Rio Réveillon 2025, evento realizado pela Prefeitura do…
Desta quinta-feira (26) a 5 de janeiro, o Turismo de Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec,…