Empreendedorismo

Com aporte inicial de R$ 1,5 bi, primeira fábrica da XBRI Pneus no País será em Ponta Grossa

O CEO da Sunset Tires, Nabil Chamseddine, o diretor de Operações da companhia, Jose Yizen Lu, e o diretor de Relações Institucionais de sua subsidiara XBRI Pneus, Samer Nasser, em audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (19/12), anunciaram oficialmente a construção da primeira fábrica da marca no Brasil. A planta será em Ponta Grossa, no Paraná, representará um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e terá mais de 500 mil metros quadrados de área fabril, em um terreno de 330 hectares já adquirido pela empresa.

Será a maior fábrica de produção de pneus do Brasil. Poderão ser produzidos, anualmente, até 12 milhões de pneus para carros de passeio e 2,5 milhões unidades para transporte rodoviário, máquinas agrícolas e veículos de mineração.

Subsidiária da Sunset Tires, a XBRI Pneus é uma empresa com capital 100% de brasileiros e aposta em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de uma indústria de pneus genuinamente nacional. “Com a nova fábrica, iremos nacionalizar tecnologias hoje dominadas somente por companhias estrangeiras, criando uma verdadeira ‘Escola da Borracha’ no Brasil”, explica Nabil Chamseddine.

Além disso, o projeto da fábrica terá o que existe de mais moderno no segmento e grande foco na sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e reúso da água utilizada no processo produtivo. Além do objetivo principal de atender o mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e a indústria automotiva nacional, a planta funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa.

Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção em comparação com o mercado norte-americano. O novo parque fabril gerará milhares de empregos diretos e indiretos e refletirá o compromisso de longo prazo da XBRI Pneus com o crescimento e o desenvolvimento econômico do País.

Uma trajetória de crescimento

“A empresa foi fundada há 36 anos e se posicionou estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Nabil Chamseddine. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para importação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos da produção aqui no Brasil. Assim, entendemos que chegou a hora de fazer esse investimento”.

Com presença de marca no Brasil e grande potencial de crescimento, hoje os produtos da XBRI Pneus são homologados para reposição por grandes montadoras, como Volkswagen, e por algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.

Para se ter uma ideia, em 2023, a XBRI Pneus comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento de R$ 4,5 bilhões. A expectativa da empresa é de um crescimento de 20% em 2024.

“Ao apostar no crescimento da marca no Brasil, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do País e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, salienta Nabil.

Também em 2024, a XBRI Pneus renovou pelo quarto ano sua colaboração com o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento do ensino. Um percentual das vendas da empresa é destinado a esse propósito, com o intuito de dar a crianças e jovens oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade.

Redação JBA Notícias

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