Empreendedorismo

Com fechamento de 91 lojas físicas, Marisa aposta na ‘Logística 4.0’ para seu marketplace

Nos últimos anos, o setor de varejo de moda no Brasil tem enfrentado desafios cada vez maiores diante da entrada de empresas internacionais, como a Shein, que oferecem preços e produtos competitivos. Segundo a iDinheiro, um dos fatores determinantes para que a gigante chinesa consiga melhores preços está relacionado, entre outros fatores, ao processo logístico adotado por ela.

A varejista Marisa, que desde 2016 vinha sofrendo com os dissabores de uma expansão desordenada, anunciou recentemente o fechamento de 91 unidades físicas como uma das estratégias adotadas para retomada da saúde financeira da empresa. Alvo de muitas especulações a esse respeito, esse ‘corte’ já era previsto há, pelo menos, um ano, quanto a varejista começou a apostar alto em modernização principalmente relacionado ao marketplace da marca.

Uma das prioridades de marketplaces de gigantes varejistas é a competitividade de preços e prazos de entrega. Nos últimos anos, um avanço tecnológico bastante exponencial no setor de operações logísticas fez com que as varejistas nacionais e internacionais precisassem, cada vez mais, empregar técnicas e tecnologias da chamada Logística 4.0.

Assim como outras gigantes do setor do varejo, como Shopee e Amazon, por exemplo, a Shein utiliza de inovações logísticas tecnológicas que permitem automatizar e otimizar o processo de entrega em todo o mundo, como as ‘pop-ups sotres’ estrategicamente posicionadas, o que permite uma redução de custo considerável para a chinesa, que ‘transfere’ essa economia ao consumidor final.

A automação de processos, principalmente com a utilização da Inteligência Artificial, permite também que a empresa gaste menos com mão de obra humana, remunerada, portanto, o que também ‘barateia’ o custo operacional como um todo, refletindo no valor do checkout do cliente.

“Uma dessas soluções é o uso de tecnologias como a inteligência artificial e o big data para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Com essas ferramentas, é possível obter informações precisas sobre a demanda dos consumidores, a disponibilidade de matérias-primas e o processo de produção, o que permite uma gestão mais eficiente das operações” pontua Jazeel Santos, diretor da Motus Logística, empresa atuante em operações logísticas que utiliza tecnologias para otimizar suas operações.

O uso de sistemas de armazenagem automatizados, que ajudam a reduzir os custos de estoque e aumentar a eficiência do processo, também é uma das tecnologias empregadas atualmente Logística 4.0, que tem contribuído muito para que os varejistas nacionais consigam competir com as empresas internacionais.

Além disso, a logística reversa tem sido uma tendência crescente entre as empresas de moda, especialmente em relação à sustentabilidade. Com a logística reversa, as empresas podem coletar produtos usados dos consumidores e reciclá-los ou reutilizá-los, ajudando a reduzir o impacto ambiental da indústria da moda e a construir uma imagem mais positiva entre os clientes.

Diante da crescente pressão da concorrência internacional, essas soluções de logística inovadoras podem fazer a diferença para as empresas brasileiras de varejo de moda. Investir em novas tecnologias e processos pode ajudar a melhorar a eficiência das operações, reduzir os custos e oferecer aos consumidores uma experiência mais satisfatória, o que pode ser um fator determinante na escolha de uma empresa no competitivo mercado global.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

7 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

12 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

12 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

12 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

17 horas ago