Com uma rotina atribulada, a maioria das mulheres tem dificuldade em reservar um tempo para si.
Mas neste sábado, Dia Internacional da Mulher, 627 curitibanas tiveram uma manhã de cuidados com a saúde na ação desenvolvida pela prefeitura em 10 Unidades, uma em cada Distrito Sanitário.
Foi o Circuito da Saúde da Mulher, que envolveu cerca de 250 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) numa manhã de exames preventivos, vacinação e orientações sobre a saúde feminina.
Na Unidade de Saúde Bairro Alto foi grande a movimentação e as mulheres foram recebidas com flores, uma farta mesa de café e distribuição de bombons.
A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, acompanhou as atividades na US Mãe Curitibana, no centro da capital, e pôde conversar com as mulheres que reservaram um tempo para o cuidado preventivo.
“A prevenção é um ato de autocuidado. Esta ação vem para conscientizar que a mulher precisa buscar seu autocuidado e nossa equipe está preparada para dar as orientações necessárias a fim de manter a saúde em dia, que muitas vezes é deixada de lado em virtude da rotina atribulada”, destacou Tatiane Filipak.
Andreia Taqueushi e Caio Lissa chegaram à US Mãe Curitibana logo cedo. Um dos poucos homens na unidade, Caio chamava a atenção. Foi acompanhar a esposa no circuito de cuidados. Andreia soube da ação pela mensagem que recebeu pelo aplicativo Saúde Já e logo ligou para agendar sua vaga
“Eu acessei o aplicativo para agendar atendimento em minha unidade, mas quando soube desta oportunidade resolvi aproveitar”, disse Andreia. Ela ressaltou que o marido sempre a acompanha e esperou que ela passasse por todos os atendimentos.
A técnica de enfermagem Catarina Antunes de Oliveira também chegou cedo para seu atendimento e ficou feliz com o acolhimento que recebeu.
Bruna Carline, de 35 anos, baixou o aplicativo Saúde Já quando soube pela cunhada da ação do Dia da Mulher. Agendou seu atendimento pela Central Saúde Já e foi a primeira a chegar para o atendimento.
“Foi muito legal. Fui bem acolhida de imediato, fiz o preventivo, os testes, verifiquei pressão e ainda coloquei em dia minhas vacinas que estavam atrasadas”, comentou Bruna ao final do circuito.
Já Claudia Juliane havia buscado sua unidade de saúde para agendar o preventivo, quando foi convidada a participar da ação no sábado.
“Facilitou bastante vir hoje, fui super bem atendida pelas meninas e pude fazer todo o circuito, inclusive com vacina e preventivo”, relatou Claudia.
Quem não participou do mutirão deste sábado ainda pode ligar para a Central Saúde Já 3350-9000 para agendar os exames preventivos: o Papanicolau, preventivo de câncer de colo de útero, indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, e a mamografia, indicado para mulheres entre 50 e 69 anos.
Pelo aplicativo Saúde Já também é possível agendar atendimento com a enfermagem para realizar seus cuidados preventivos na Unidade de Saúde.
“No mês da mulher, estamos ampliando o acesso às agendas para o cuidado feminino, mas elas podem ser feitas o ano todo”, ressaltou a secretária Tatiane Filipak.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…
O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…
O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…
O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…
Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…
O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…