fbpx
Empreendedorismo

Com mais de 820 mil medidores inteligentes instalados no Paraná, Copel transforma experiência do consumidor

Troca de equipamentos é gratuita e permite uma leitura mais precisa e em tempo real do consumo

Um dos maiores programas de digitalização e melhoria da rede de distribuição de energia em andamento no Brasil, de responsabilidade da Copel, já instalou mais de 820 mil medidores inteligentes em residências, comércios, empresas e propriedades rurais de 94 municípios do Paraná.

A troca de medidores de energia tradicionais por medidores inteligentes não tem custo para o cliente e permite uma leitura mais precisa e em tempo real do consumo de energia. O avanço tecnológico representa uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, trazendo uma série de benefícios diretamente ao alcance de seus smartphones e dispositivos móveis.

Com uma interface intuitiva e fácil de usar, o aplicativo da Copel fornece ao cliente do Programa Rede Elétrica Inteligente informações detalhadas sobre o consumo diário, possibilitando aos usuários identificar padrões e fazer ajustes para otimizar o uso de energia e reduzir custos.

Copel_Visita-Aneel
Copel_Visita-Aneel-divulgação

Em Pato Branco, o programador Augusto Ross conta que, depois da instalação do medidor inteligente em sua casa, passou a consultar o aplicativo da Copel para acompanhar as funcionalidades. “Hoje acabo resolvendo tudo que preciso pelo aplicativo, antes do medidor inteligente eu nem utilizava tanto, mas depois que houve a troca eu acabei usando mais e até vendo outras funcionalidades, o app é sinônimo de praticidade na palma da sua mão”, comenta Ross.

FATURA DIGITAL – Os medidores inteligentes oferecem diversos benefícios, como a detecção automática de falhas e o monitoramento em tempo real do consumo. A modernização da rede também reduz a necessidade de visitas para leitura dos medidores e incentiva o uso de faturas digitais, contribuindo para a sustentabilidade e a praticidade.

“Estamos acompanhando um crescimento de migrações para a fatura digital nos municípios onde existe a rede inteligente, tem municípios como Ipiranga, por exemplo, onde o projeto começou, em que 95% dos consumidores adotaram a conta digital, mostrando que é um sistema seguro e consolidado”, afirma o diretor de Operação e Manutenção da Copel Distribuição, Júlio Omori.

As faturas digitais têm a mesma validade legal que as impressas, servindo como comprovante de endereço. Para cadastrar a fatura digital, basta acessar copel.com

MEDIÇÕES – Os medidores inteligentes também são úteis para os projetos de geração de energia solar, por exemplo, por serem bidirecionais e possibilitarem medir tanto a energia consumida quanto a energia excedente produzida pelos sistemas de geração distribuída.

O empresário Alobim Cesar Cordeiro mora em uma casa de 230 metros quadrados, no bairro Neves, em Ponta Grossa, e teve seu medidor de energia trocado por um modelo inteligente há cerca de seis meses. Ele tem painéis fotovoltaicos instalados em casa. “Como minha carga de geração é grande, eu faço esse acompanhamento, a energia gerada aqui produz créditos para poder abater cerca de 30% da conta de luz do meu filho e da minha filha”, conta Cordeiro.

Os medidores inteligentes serão importantes também para o caso de o setor elétrico estabelecer outras modalidades tarifárias variáveis no futuro.

REDE INTELIGENTE – O Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel é o maior e mais ambicioso do gênero no Brasil. Ele visa à modernização da infraestrutura elétrica da empresa por meio da instalação de medidores inteligentes e sistemas de automação de rede. A expectativa é de chegar a um milhão de instalações no início de 2025.

A tecnologia de smart grids, ou redes inteligentes, da qual os novos medidores fazem parte, tem mostrado resultados impressionantes em outros países. Por exemplo, na União Europeia e nos Estados Unidos, a adoção generalizada de medidores inteligentes tem contribuído para uma maior eficiência energética, redução de perdas e uma gestão mais ágil e responsiva das redes elétricas. Na Copel, o programa até agora evitou a emissão de 305 toneladas de CO2.

Informações: https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/rede-eletrica-inteligente/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo