Com o aumento da demanda de passageiros, aeroporto de Aracaju ganha novas instalações
Melhorias incluem ampliação do terminal de embarque, novas pontes para passageiros e modernização do sistema de climatização
Região mais visitada por turistas brasileiros, o Nordeste também é conhecido não apenas por lindas paisagens e belas praias, mas pela excelente infraestrutura que apresenta nos principais cartões postais das cidades: os aeroportos. Para elevar ainda mais a qualidade do serviço, a comodidade e segurança de quem entra e sai da região pelos terminais aeroportuários, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou na tarde da útima sexta-feira (7) um conjunto de obras no aeroporto internacional de Aracaju, capital sergipana.
Com o término das melhorias realizadas no sítio aeroportuário, os turistas agora contam com mais espaço na área de embarque, que passou de 735 m² para 2,2 mil m² e foi transferida para o primeiro piso do terminal. Com o gradativo aumento da demanda de voos e passageiros, o aeródromo agora passa a contar com duas novas pontes de embarques, além da ampliação dos elevadores e a modernização do sistema de climatização, tudo para elevar o conforto e a acessibilidade para os passageiros.
O aumento de capacidade operacional está diretamente atrelado à demanda de novos voos e de passageiros em um dos aeroportos que mais cresceram no último ano. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a movimentação de pessoas no aeroporto internacional de Aracaju teve aumento de 23% em 2023 na comparação com o ano anterior, passando de 935 mil para 1,150 milhão de viajantes. O volume é maior, inclusive, do que o total dos valores apurados no período pré-pandemia.
Neste ano, a tendência é superar o fluxo de passageiros observado em 2023. De acordo com os dados apurados nos quatro primeiros meses de 2024, o aeroporto teve crescimento de 6,2% nesse item. O número de voos apresentou aumento neste período em comparação com ano passado, foram mais de 3.360 voos contra 2.866, alta de 17,30%.
Para o ministro Silvio Costa Filho, a parceria com a iniciativa privada tem ajudado no desenvolvimento e modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira. “Ao lado dos nossos parceiros privados, nós trabalhamos muito para que as melhorias fossem entregues o quanto antes. Esse novo empreendimento vai elevar o conforto aos nossos turistas e permitir o aumento de novas operações aéreas. Isso vai elevar o turismo local e proporcionar o aumento do emprego e da renda da população”, destacou.
Santiago Yus, diretor presidente da Aena Brasil, explicou que as obras são parte de um pacote de melhorias desenvolvidas nos aeroportos administrados pela concessionária. “Chegamos hoje a um ponto muito importante do nosso projeto no Brasil. Com a inauguração do aeroporto de Aracaju, nós concluímos a etapa de reestruturação dos seis aeroportos que administramos no Nordeste brasileiro desde 2020, dando uma contribuição efetiva para o desenvolvimento turístico e econômico de toda a região”, ressaltou.
Novas melhorias
Concedido em 2019 pelo Governo Federal, o aeroporto internacional de Aracaju é gerido, desde 2020, pela concessionária espanhola Aena. As obras entregues hoje fazem parte da fase IB do contrato de concessão. Durante essa etapa de melhorias, a Aena investiu R$ 86,6 milhões no sítio aeroportuário.
Com esse aporte, a concessionária também executou melhorias no chamado “lado ar” do aeroporto, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves. Neste espaço, foram realizadas intervenções para melhorar a segurança operacional. O pátio teve o pavimento recuperado, recebeu torres de LED para iluminação e uma posição adicional.