Empreendedorismo

Com parceria do Sebrae/PR, encontro conecta Petrobras e pequenos negócios do Paraná

Uma ponte para ligar micro e pequenas empresas paranaenses com a maior companhia brasileira. Essa foi a proposta do evento “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios”, realizado no Sebrae/PR nesta quinta-feira, 20, que buscou aproximar potenciais fornecedoras da Petrobras em áreas como a exploração, produção e comercialização de petróleo, gás e fertilizantes.

O evento, uma parceria do Sebrae/PR com a companhia de energia, reuniu empresas de diversos setores e chegou pela primeira vez ao Estado, considerado um território estratégico na área da indústria. Durante o encontro, os empresários foram apresentados a diferentes formas de fazer negócios com a Petrobras, detalhes da sua cadeia produtiva e os principais meios de conexão com fornecedores.

Os participantes ainda tiveram acesso a algumas informações sobre a atuação da companhia no Paraná, como as atividades da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e a reabertura das operações da Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), fábrica de fertilizantes da mesma cidade. Ao final, o público pôde esclarecer suas dúvidas a respeito do futuro das operações da Petrobras no Estado.

A gestora de energia do Sebrae Nacional, Juliana Borges, explica que há um potencial para os pequenos negócios serem fornecedores da Petrobras em diferentes setores, o que justifica o esforço de conectar a companhia com as micro e pequenas empresas do Estado.

“Em nível nacional, o Sebrae conta com três polos de referência para atender à agenda de transformação para pequenos negócios na área de energia. No Paraná, por exemplo, há a Repar e a ANSA. Portanto, há duas unidades de negócios que exigem uma atuação conjunta, pois a Petrobras realiza compras em diversas áreas”, afirma Juliana.

Auditório do Sebrae/PR lotado para o evento sobre oportunidades com a Petrobras.

Economia local

Em um auditório lotado, os representantes trouxeram não somente orientações concretas sobre o fornecimento de produtos à indústria de petróleo e gás. Marcio Pereira, gerente geral de relacionamento com o mercado fornecedor da companhia, pontua que o relacionamento com os pequenos negócios é uma maneira de cumprir o papel social da Petrobras, gerando riqueza para o estado.

“O Paraná possui uma indústria forte e capaz de atender às nossas necessidades. No evento, tivemos a oportunidade de apresentar o nosso sistema de negócio e ouvir potenciais fornecedores, especialmente micro e pequenas empresas. Com as nossas instalações no Estado, é fundamental que tenhamos a força do mercado da região, pois isso promove a economia local, gera emprego e renda”, ressalta o gerente.

Marcio Pereira, gerente geral de relacionamento com o mercado fornecedor da Petrobras, reafirma o papel social da companhia em fomentar a economia local.

O vice-presidente da Fiep, Marcos Dybas da Natividade, em sua fala na abertura do encontro, destacou que a entidade trabalha para construir um ambiente mais favorável à atividade industrial no Paraná.

“Temos certeza de que este é o caminho para garantir que as diversas cadeias produtivas presentes em nosso estado se desenvolvam cada vez mais, o que inclui também o setor de petróleo e gás. A presença da Petrobras é essencial para o crescimento desse setor, e este encontro representa um passo importante para novas parcerias e o avanço econômico do Paraná”, disse.

Marcos Dybas da Natividade, vice-presidente da Fiep, destaca a força da atividade industrial do Paraná.

Potenciais fornecedores

Para muitas das micro e pequenas empresas com representantes no encontro, o evento foi uma introdução aos processos e dinâmicas de uma grande companhia de petróleo e gás. Danielly Kizyzanoski, empreendedora do setor metalmecânico em Fazenda Rio Grande, conta que a sua empresa já planeja a melhor forma de atender uma indústria do porte da Petrobras.

“Minha expectativa era a de saber como poderíamos fazer parte do rol de fornecedores. Por isso, participamos do evento e recebemos uma excelente explicação sobre como e onde encontrar as melhores oportunidades junto à empresa. A nossa ideia inicial é a de entrar, primeiramente, em uma licitação de valores mais baixos, para ganhar experiência no relacionamento com a companhia”, observa Danielly.

Para Rafael Tonin, que atua na área de lubrificantes industriais em Curitiba, fortalecer os laços com a Petrobras é fundamental, pois o seu negócio já possui um contrato com a empresa pública. No entanto, o empresário entende que é preciso aperfeiçoar essa conexão, possibilitando novas formas de parceria.

“Mesmo já fornecendo produtos para a empresa, era importante estarmos aqui para trocar uma ideia e obter novas informações. Queremos aprimorar essa parceria, entendendo as necessidades do nosso comprador e buscando desenvolver novos produtos”, comenta Tonin.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

14 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

14 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

14 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

14 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

14 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

14 horas ago