Empreendedorismo

Com queda de sete vezes no faturamento, Americanas despenca entre os principais marketplaces

Estudo da startup Magis5, hub de integração de e-commerce, mostra o efeito da crise do grupo, que veio à tona no início do ano

A crise das Americanas – que em janeiro revelou rombo de pelo menos R$ 20 bilhões em sua contabilidade – atingiu em cheio uma de suas maiores especialidades nos últimos tempos: a de marketplace. Um estudo da startup Magis5, um hub automatizador e integrador de marketplaces, mostra que o grupo despencou na lista dos principais do setor.

Confirmando a queda, em 22 de março vieram à tona dados sobre a drástica redução do faturamento dos canais on-line das Americanas. Em novembro, pico do resultado em 2022, as vendas somaram R$ 1,4 bilhão. Em fevereiro deste ano, já com a crise estabelecida, o montante caiu para R$ 180 milhões. Ou seja, uma redução de 7,7 vezes. Os dados são da própria empresa, e estão em relatório enviado à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, conforme noticiado pela imprensa.

De acordo com o levantamento da Magis5, dados internos de seu hub coletados um mês após o anúncio da crise apontam que houve uma redução de 35,27% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação ao GMV (Gross Merchandise Value, o volume bruto de mercadorias, em tradução livre).

Quando analisada em comparação, nos últimos dois trimestres de 2022 essa redução é ainda maior: com -47,35% na média de pedidos diários e de -39,56% do GMV diário. Além de dados dos pedidos, os vendedores ativos na plataforma igualmente tiveram alteração em relação ao período de anúncio da crise até o início do mês de março, com uma redução de 5,1% de sellers ativos.

Tais dados apontam a possibilidade de os compradores estarem mais receosos com a compra no marketplace ou mesmo para a redução de ações feitas pela Americanas para atrair mais consumidores. O que faz com que, consequentemente, outros marketplaces, como Magalu, aumentem sua participação no mercado, ou mesmo o AliExpress, que vem sendo apontado como o sexto maior marketplace em termos de acessos mensais pelos relatórios da Conversion, já próximo de alcançar a Americanas.

Segundo o CEO da Magis5, Claudio Dias, para os vendedores de marketplace, a crise nas Americanas representa, de fato, um desafio. Afinal, trata-se de uma marca que conseguiu se consolidar no mercado, atraindo parceiros (e clientes). Apesar dos resultados em intenso declive, e da imagem desgastada, a crise não significa fim de oportunidades, ressalta o especialista.

É claro que é preciso ficar alerta perante os acontecimentos, porém, a Americanas é uma marca consolidada no mercado, e esperamos que essa crise possa ser contornada justamente por conta dos vendedores, colaboradores e parceiros que tiram sua renda a partir do marketplace. Mas igualmente é importante ressaltarmos o quão importante, para sellers, é estar presente em multicanais de vendas on-line para ter mais contatos com seus compradores em diferentes plataformas e não serem duramente afetados.

O levantamento da Magis5 é feito a partir dos dados operacionalizados pelo seu próprio hub de automação, gestão e integração de marketplaces. Por meio de hiperautomação, a startup oferece soluções de integração, totalmente on-line, desses ambientes, proporcionando a quem comercializa pela internet gerenciar de forma rápida, fácil e segura vendas em diversas lojas e marketplaces propriamente ditos.

Por exemplo: mediante o uso de múltiplos CNPJs em uma mesma conta para gerenciar impressões de nota fiscal e etiquetas, anúncios e, ainda, automatizar o processo de expedição. A plataforma integra marketplaces como AliExpress, B2W Marketplace, Carrefour Marketplace, Madeira Madeira, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee, dentre outros.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Magis5: https://magis5.com.br/

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

1 minuto ago

Eduardo Pimentel lidera intenção de votos para Curitiba

Os três cenários pesquisados indicam liderança de Eduardo Pimentel para a prefeitura de Curitiba, fora…

5 minutos ago

Auxiliar que sofreu assédio sexual aos 17 anos consegue aumentar valor da indenização

8/7/2024 - A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou recentemente dois casos de…

8 minutos ago

Joinville ganhou Casa China de R$ 2 milhões

A Casa China inaugurou na última sexta-feira (05) uma loja de R$ 2 milhões na…

11 minutos ago

Atletas do Instituto Meninos do Lago participam de marcação de peixes na Itaipu

Acostumados a utilizar o reservatório da Itaipu para a prática de esportes, os atletas e…

15 minutos ago

Havaianas é o uniforme oficial dos brasileiros durante os Jogos Olímpicos

São Paulo, julho de 2024 – A Havaianas, patrocinadora oficial dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros,…

22 minutos ago