fbpx
Destaque

Com recorde de endividamento das famílias, especialista em finanças dá dicas para economizar e sair do vermelho

Poupar é essencial para aqueles que querem construir uma independência financeira. Mas isso pode ser algo bem difícil, especialmente em épocas como o fim e o início de um novo ano, quando as pessoas tendem a gastar mais. Além das festas como o Natal e o Ano Novo, o período geralmente concentra férias e despesas sazonais, como impostos sobre imóveis e veículos.

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada no ano passado, apenas um a cada 10 brasileiros consegue pagar as despesas de início de ano; 22% não fazem planejamento financeiro para o período e somente 17% guardam ou investem dinheiro para estarem preparados para esses gastos.

Segundo o coordenador do curso de Administração da Unopar, Luciano Gomes Ferreira, uma boa forma de se preparar é aprender como e onde economizar. Medidas diárias simples podem fazer uma grande diferença no final do mês, por exemplo. “O primeiro passo é entender o próprio orçamento, com isso você consegue observar onde existe gastos supérfluos e dessa forma é possível cortar essas despesas desnecessárias e assim conseguir economizar”, explica.

Para ajudar quem tem dificuldade em organizar a vida financeira, o especialista lista 10 dicas simples:

• Organize todos os seus gastos e despesas em uma planilha ou caderno;

• Agende o pagamento de contas para a data seguida ao recebimento do salário;

• Avalie quais despesas podem ser cortadas;

• Defina um dia mensal de gasto “zero”, depois passando a ser quinzenal e semanal;

• Não se comprometa com gastos que superem seus rendimentos;

• Antes de comprar algo, reflita se realmente é necessário;

• Na hora de comprar, procure por descontos;

• Antes de ir ao mercado, faça uma lista;

• Faça a sua própria comida em casa sempre que possível;

• Dê preferências por alternativas de lazer gratuitas.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo