Com recursos da Itaipu, HMCC recebe novo equipamento para tratamento oncológico
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) é a primeira instituição de Foz do Iguaçu (PR) e região a adquirir um novo acelerador linear de partículas, chamado Modulação da Intensidade – Arcoterapia Volumétrica Modulada (IMRT-VMAT), que une tecnologia mais moderna de irradiação com uma técnica precisa de localização diária, o IGRT, ou radioterapia guiada por imagem.
A Itaipu Binacional, instituidora da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC, investiu cerca de US$ 1,2 milhão (estimado em R$ 5 milhões) na compra do novo equipamento.
O novo acelerador linear, que entrou em operação na última semana, utiliza fótons de alta energia (até 10 MV) e partículas de elétrons para tratamentos superficiais à pele. No HMCC, o dispositivo auxiliará nos tratamentos de oncologia por radioterapia, com mais precisão, eficácia e segurança. Hoje, o HMCC atende cerca de 500 pacientes em radioterapia, de toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná — Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Segundo o médico radioterapeuta Victor Emmanuel da Silva, o acelerador linear é fundamental no combate ao câncer, permitindo a administração precisa de radiação para destruir células cancerígenas. “Mas no caso deste adquirido recentemente, ele possui um avanço tecnológico significativo que eleva a eficiência e segurança desses tratamentos e que, além disso, permite uma maior eficácia para o combate da doença, e consequentemente, melhora a qualidade de vida dos pacientes”, contribuiu o médico.
O médico disse ainda que é importante que pacientes em tratamento oncológico fiquem perto da família. “Com este equipamento, que está no nível do que há de melhor no Brasil, os pacientes não precisam mais ir para outros centros se submeter ao atendimento diário”, frisou.
Os pacientes Marly Lopes, em tratamento contra um câncer de mama, e Jean Gimenez, tratando câncer de próstata, foram os primeiros pacientes a utilizarem o novo equipamento. “Uma honra poder ter inaugurado, e felizes, porque assim como eu, outros pacientes também poderão usufruir de um tratamento tão eficaz”, disse Marly.
Para o diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, os benefícios são diretos para os pacientes. “A precisão aprimorada na administração da radiação não apenas aumenta a eficácia do tratamento, mas também reduz os efeitos colaterais indesejados”, explicou o diretor, que agradeceu o investimento da instituidora: “Graças à verba destinada pela Itaipu, o Costa Cavalcanti tem condições de melhorar ainda mais a ala da oncologia com os melhores equipamentos disponíveis. Sempre atentos às mais recentes novidades, fomos sempre conseguindo os melhores insumos e medicamentos para oferecer aos nossos pacientes”, enfatizou Gilmar.
O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, reforçou o quanto o HMCC está na vanguarda na área de saúde. “Nossos investimentos no hospital se traduzem em cuidados especiais no atendimento da nossa população, sempre com carinho, respeito e muita responsabilidade”, afirmou.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”