Geral

Com redução do vertimento, Itaipu passa a operar vertedouro na calha de menor capacidade

Nesta sexta-feira (10), a usina hidrelétrica de Itaipu fez uma manobra técnica para alterar a calha atualmente usada para o escoamento da água do vertedouro para outra calha, de menor capacidade. Segundo os técnicos da usina, a manobra se deve à redução do vertimento, que acompanha a tendência de redução da afluência à usina.

A calha do vertedouro que estava aberta desde a quarta-feira (1º de novembro) era a esquerda (considerando o sentido do fluxo do rio), que exige vertimento mínimo de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), para que possa ser formado um “salto” ao pé do vertedouro. Esse salto é essencial para a segurança da estrutura do próprio vertedouro.

Com a redução do volume de água vertida, foi necessário alterar a calha utilizada e abrir as comportas da calha direita, que exige um vertimento mínimo de 700 m³/s para formar o “salto”. Dessa forma, não há comprometimento das estruturas. Nessa sexta-feira, o vertimento deve ficar por volta de 1.000 m³/s, oscilando de acordo com as necessidades operativas. A previsão é de que o vertedouro permaneça aberto até este domingo.

Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração e que não pode ser armazenada no reservatório da usina. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Produção

Também nessa sexta-feira (10), às 13h13, a produção acumulada de Itaipu desde o início do ano superou toda a geração de 2022, que foi de 69,9 milhões de MWh.

E, nessa quinta-feira (9), a usina teve a maior geração diária no ano de 2023, de 277.586 MWh, energia suficiente para atender cerca de 165 mil residências por um ano.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

16 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

16 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

16 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

16 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

16 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

16 horas ago