Cidadania

Com retornáveis na mira, Ambev evita que centenas de toneladas de matéria-prima virgem sejam incluídas na produção todos os anos

Companhia aposta na circularidade de embalagens para diminuir geração de resíduos e uso de vidro virgem no ciclo de vida dos produtos

Uma simples mudança no hábito de consumo dos brasileiros trouxe ganhos significativos para o meio ambiente. Ao consumir cervejas em embalagens retornáveis, o consumidor está ajudando a Ambev a reduzir a geração de resíduos todos os anos, fazendo com que centenas de toneladas de matéria-prima virgem deixem de ser inseridas no ciclo de vida dos produtos. A aposta da companhia na circularidade de embalagens faz parte do compromisso de ter 100% do portfólio em embalagens retornáveis ou feitas, em sua maioria, de conteúdo reciclado, até 2025.

“Somos inquietos e estamos sempre em busca de criar boas razões para brindar. O nosso principal objetivo é encontrar maneiras de gerar impacto positivo para o planeta. Para isso, uma das nossas apostas é expandir o uso de material reciclado em nossas embalagens e contribuir para o aumento das taxas de reciclagem por meio da recuperação e reutilização de vidro, alumínio e PET”, conta Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Além do amplo portfólio de produtos e serviços já conhecido pelos consumidores, a companhia mantém a Ambev Vidros no Rio de Janeiro, uma fábrica que produz garrafas de vidro a partir da reciclagem de cacos. A unidade é uma das maiores recicladoras de cacos de vidro na América Latina.

De acordo com o executivo, mais de 45% da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro que chegam por meio de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas, o que fomenta o crescimento compartilhado de todo o ecossistema. “Além da reciclagem de vidro, investimos também em garrafas de vidro retornáveis, que podem ser reutilizadas mais de 20 vezes por ano, evitando a necessidade de produzir mais garrafas com matéria-prima virgem”, explica.

Para ampliar os esforços pela reciclagem, a Ambev lançou, no final de 2018, um projeto de recolha de vidro descartável em pontos de venda onde é feito o consumo da bebida, como bares e restaurantes, junto à startup Green Mining. No final de 2021, a empresa anunciou investimento de R$870 milhões para a construção de uma nova fábrica de vidros no Paraná. A unidade será construída em em Carambeí e tem o início de suas operações previsto para 2025.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Assembleia Itinerante consolida ‘expressão popular’ no Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse na noite desta quinta-feira, 10, que a Assembleia…

1 dia ago

Marco das 3 Fronteiras amplia atendimento no feriadão de Páscoa e Tiradentes

O local mais charmoso de Foz do Iguaçu atenderá o público de sexta a segunda…

1 dia ago

Prefeito define novos objetivos no novo Plano Diretor

Essa foi a diretriz do prefeito Eduardo Pimentel no lançamento do processo de revisão do…

1 dia ago

Quadro clínico de Bolsonaro é estável

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em condição estável e, até o momento, não há…

1 dia ago

Turismo Itaipu terá programação especial para feriado prolongado

O Complexo Turístico Itaipu preparou uma operação especial de atendimento aos visitantes para o feriadão…

1 dia ago

ExpoApras: O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial

Um dos temas que serão abordados na ExpoApras, que acontece de 22 a 24 de…

2 dias ago