Cultura

Começa reinado da família real do Carnaval

Com muita festa e samba no pé, o cortejo real que irá embalar o Carnaval de Curitiba 2025 foi escolhido na noite desta sexta-feira (14/2). Embalados pela bateria Garra de Águia, da escola Acadêmicos da Realeza, o público lotou o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, para acompanhar a disputa.

O cortejo curitibano de 2025 é composto pelo Rei Momo, Roberto Rosa Júnior, pela Rainha Patrícia Vanessa Raimundo e pelas princesas Érica dos Santos Silva e Brinsan Ferreira N’atchala. 

Eles irão animar os ensaios das 10 escolas de samba que este ano desfilarão na Marechal Deodoro, no sábado e domingo (1 e 2/3) de Carnaval, além de outras agendas oficiais do calendário carnavalesco da cidade.

“O Carnaval de Curitiba tem uma tradição muito bonita, de origem popular e que vem crescendo a cada ano. O evento que é um patrimônio cultural do povo, também movimenta o comércio, especialmente os ambulantes, e que com um grande apoio da Prefeitura e do Legislativo Municipal, está mais organizado e mais forte”, destacou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, que é a organizadora do Carnaval da cidade.

Este ano estavam disputando o título 10 sambistas.

O júri, formado por profissionais de diferentes áreas culturais, ficou responsável por avaliar quesitos como expressão, simpatia e a arte do samba.

Os vereadores Serginho do Posto e Ângelo Vanhoni, a secretária da Mulher e Igualdade Étnico-racial, Marli Teixeira, e o presidente do Instituto Municipal de Turismo, José Luiz Velloso, acompanharam a eleição do cortejo.

“Esse pontapé inicial para o Carnaval, com a escolha do cortejo, foi muito organizado, cheio de alegria e samba no pé. A expectativa é muito grande de ver um carnaval ainda melhor e mais alegre do que já era”, falou o presidente do Instituto Municipal do Turismo.

Rei Momo e o cortejo real

Com origem na mitologia grega, o Rei Momo era o deus da sátira, do riso e da folia. Em 1930, a figura do Rei ganhou destaque nas festas carnavalescas, e se tornou o representante oficial dessa tradicional comemoração, personificando o espírito do Carnaval. O Rei Momo lidera o cortejo real e desempenha um papel central na condução dos desfiles e na animação dos foliões durante os dias de festa. Além do Rei Momo, o cortejo real inclui a figura da Rainha do Carnaval e suas Princesas. Assim como a escolha do Rei Momo, a seleção da Rainha e das Princesas também se tornou uma tradição dessa festividade, refletindo a alegria do Carnaval.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

18 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

18 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

18 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

18 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

18 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

18 horas ago