Cultura

Comércio eletrônico e o consumo pela internet: a nova cara dos negócios contemporâneos frente à transformação digital

Curitiba, 7 de junho de 2023. Falar sobre negócios digitais é refletir o comportamento da sociedade moderna. Os smartphones são nossa primeira opção para encontrar novidades, acessar notícias e, em especial, fazer compras: comidas, imóveis, roupas, eletrodomésticos… Seja o que for, há sempre um e-commerce pronto para entregar o que se busca, com agilidade e comodidade. No ponto de vista do consumidor – e, principalmente, do comerciante -, é interessante conhecer a infraestrutura, os processos e as tecnologias que dão sustentação aos negócios digitais. O livro “Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital” convida a mensurar quanto o mundo mudou, muda e seguirá mudando frente à digitalização do consumo.

A autoria é de Dr. Diniz Alexandre Fiori, especialista em transformação digital e expansão de empresas, que expressa seus 20 anos de experiência em gestão e consultoria com abordagem didática e linguagem acessível. “Nosso principal objetivo é facilitar o entendimento de conceitos do mundo digital voltado para negócios e comércio eletrônico”, convida o autor, que investiga os grandes fatores de transformação do mercado atual e as macro tendências para o futuro próximo – com destaque à Inteligência Artificial e ao machine learning, que constituem um desafio ainda nessa década. “Com uma melhor percepção desse cenário, acreditamos que o leitor poderá perceber melhor as oportunidades nesse mercado que vai ditar o comportamento dos negócios e da sociedade nos próximos anos”, recomenda.
Cultura digital e o futuro do comércio

Existem organizações que, mesmo investindo grandes quantias em tecnologia, mantêm hábitos e comportamentos tradicionais. A construção de resultados inovadores começa na mudança de mentalidade; na incorporação de uma cultura digital“Uma cultura digital é configurada pelo incentivo de processos e práticas voltados ao mundo digital, da tecnologia e da inovação. Essas práticas podem ser percebidas em pequenos detalhes que formam a cultura da empresa, dando preferência a atitudes voltadas ao digital que ao analógico”, explica Dr. Fiori, e cita o armazenamento de documentos em meios digitais, o incentivo a reuniões online e a flexibilidade de horários como exemplos cotidianos. “São pequenas e contínuas mudanças que, aos poucos, vão se incorporando às práticas organizacionais e transformando todo ambiente à sua volta”, afirma o especialista em administração estratégica.

Em uma sociedade que está sempre a caminho de novas soluções para seus problemas, o futuro dos negócios digitais tende a chegar rápido. “Em um curto prazo, termos como ‘e-commerce’ e ‘e-business’ já nem serão mais utilizados, ou ao menos não com o sentido que temos hoje, pois as operações das empresas já estarão incorporadas aos meios digitais e os meios digitais vão ser ‘apenas’ um meio, um canal de vendas, informações e comunicação dentro da organização”, avalia o autor. “Por isso enfatizo a questão da cultura digital. As empresas que não adotarem práticas voltadas à inovação vão ficar obsoletas em seus processos e não conseguirão acompanhar o mercado”, alerta Dr. Fiori.

Normas brasileiras para negócios digitais

A tecnologia é muito dinâmica e sua profunda inserção na cultura organizacional demanda a criação de novas regulamentações – especialmente no que tange a utilização e o alcance dos algoritmos e da Inteligência Artificial. No Brasil, a internet é hoje regulamentada pelo Marco Civil da Internet e, o e-commerce, pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei do E-commerce (7962/2013). “Porém, estamos passando por um grande debate sobre a legislação das mídias digitais e atravessamos um processo de mudanças e adaptações na regulamentação. Assuntos como anúncios em plataformas digitais, fake news e golpes digitais estão em debate no congresso e na sociedade e acredito que, em breve, teremos mudanças”, contextualiza o autor, também Diretor Regional da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Se você percebe o poder dos negócios digitais no mundo contemporâneo e sua grande influência sobre o mercado do futuro, a leitura de “Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital” é recomendada para você. Modelos de negócio, tipos de monetização, tecnologias e softwares (ERP, CRM, API), User Experience (UX), SaaS/IaaS/PaaS, cibersegurança, marketplacesblockchain e NFT, machine learning e Inteligência Artificial são alguns dos temas aqui aprofundados – venha aguçar sua percepção estratégica sobre as mudanças que nos cercam. Já disponível para compra no site da Livraria Intersaberes.

Ficha técnica

Livro: Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital

Autor: Diniz Alexandre Fiori

Número de páginas: 208

ISBN: 9788522704132

Formato: brochura

Dimensões: 1,1 × 14,3 × 21 cm

Preço: R$83,20

Editora: Intersaberes

Acesse mais informações sobre o livro “Comercio eletronico e e-business: conceitos para entender a transformação digital”

 


Sobre o Autor

Diniz Alexandre Fiori é Doutor e Mestre em Administração com ênfase em marketing e estudos do consumo. Especialista em transformação digital e expansão de empresas com 20 anos de experiência em gestão e consultoria, com passagens por SEBRAE – SENAC- ACP. Possui MBA em Marketing e especialização em Administração Estratégica. Diretor regional da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), professor de graduação e pós-graduação. Autor de artigos científicos nas áreas de inovação e negócios digitais, participa de projetos de pesquisa, mentoria e programas de aceleração de startups e transformação digital para empresas.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

21 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

21 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

21 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

21 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

21 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

21 horas ago