Curitiba, 7 de junho de 2023. Falar sobre negócios digitais é refletir o comportamento da sociedade moderna. Os smartphones são nossa primeira opção para encontrar novidades, acessar notícias e, em especial, fazer compras: comidas, imóveis, roupas, eletrodomésticos… Seja o que for, há sempre um e-commerce pronto para entregar o que se busca, com agilidade e comodidade. No ponto de vista do consumidor – e, principalmente, do comerciante -, é interessante conhecer a infraestrutura, os processos e as tecnologias que dão sustentação aos negócios digitais. O livro “Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital” convida a mensurar quanto o mundo mudou, muda e seguirá mudando frente à digitalização do consumo.
A autoria é de Dr. Diniz Alexandre Fiori, especialista em transformação digital e expansão de empresas, que expressa seus 20 anos de experiência em gestão e consultoria com abordagem didática e linguagem acessível. “Nosso principal objetivo é facilitar o entendimento de conceitos do mundo digital voltado para negócios e comércio eletrônico”, convida o autor, que investiga os grandes fatores de transformação do mercado atual e as macro tendências para o futuro próximo – com destaque à Inteligência Artificial e ao machine learning, que constituem um desafio ainda nessa década. “Com uma melhor percepção desse cenário, acreditamos que o leitor poderá perceber melhor as oportunidades nesse mercado que vai ditar o comportamento dos negócios e da sociedade nos próximos anos”, recomenda.
Cultura digital e o futuro do comércio
Existem organizações que, mesmo investindo grandes quantias em tecnologia, mantêm hábitos e comportamentos tradicionais. A construção de resultados inovadores começa na mudança de mentalidade; na incorporação de uma cultura digital. “Uma cultura digital é configurada pelo incentivo de processos e práticas voltados ao mundo digital, da tecnologia e da inovação. Essas práticas podem ser percebidas em pequenos detalhes que formam a cultura da empresa, dando preferência a atitudes voltadas ao digital que ao analógico”, explica Dr. Fiori, e cita o armazenamento de documentos em meios digitais, o incentivo a reuniões online e a flexibilidade de horários como exemplos cotidianos. “São pequenas e contínuas mudanças que, aos poucos, vão se incorporando às práticas organizacionais e transformando todo ambiente à sua volta”, afirma o especialista em administração estratégica.
Em uma sociedade que está sempre a caminho de novas soluções para seus problemas, o futuro dos negócios digitais tende a chegar rápido. “Em um curto prazo, termos como ‘e-commerce’ e ‘e-business’ já nem serão mais utilizados, ou ao menos não com o sentido que temos hoje, pois as operações das empresas já estarão incorporadas aos meios digitais e os meios digitais vão ser ‘apenas’ um meio, um canal de vendas, informações e comunicação dentro da organização”, avalia o autor. “Por isso enfatizo a questão da cultura digital. As empresas que não adotarem práticas voltadas à inovação vão ficar obsoletas em seus processos e não conseguirão acompanhar o mercado”, alerta Dr. Fiori.
Normas brasileiras para negócios digitais
A tecnologia é muito dinâmica e sua profunda inserção na cultura organizacional demanda a criação de novas regulamentações – especialmente no que tange a utilização e o alcance dos algoritmos e da Inteligência Artificial. No Brasil, a internet é hoje regulamentada pelo Marco Civil da Internet e, o e-commerce, pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei do E-commerce (7962/2013). “Porém, estamos passando por um grande debate sobre a legislação das mídias digitais e atravessamos um processo de mudanças e adaptações na regulamentação. Assuntos como anúncios em plataformas digitais, fake news e golpes digitais estão em debate no congresso e na sociedade e acredito que, em breve, teremos mudanças”, contextualiza o autor, também Diretor Regional da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Se você percebe o poder dos negócios digitais no mundo contemporâneo e sua grande influência sobre o mercado do futuro, a leitura de “Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital” é recomendada para você. Modelos de negócio, tipos de monetização, tecnologias e softwares (ERP, CRM, API), User Experience (UX), SaaS/IaaS/PaaS, cibersegurança, marketplaces, blockchain e NFT, machine learning e Inteligência Artificial são alguns dos temas aqui aprofundados – venha aguçar sua percepção estratégica sobre as mudanças que nos cercam. Já disponível para compra no site da Livraria Intersaberes.
Ficha técnica
Livro: Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital
Autor: Diniz Alexandre Fiori
Número de páginas: 208
ISBN: 9788522704132
Formato: brochura
Dimensões: 1,1 × 14,3 × 21 cm
Preço: R$83,20
Editora: Intersaberes
Sobre o Autor
Diniz Alexandre Fiori é Doutor e Mestre em Administração com ênfase em marketing e estudos do consumo. Especialista em transformação digital e expansão de empresas com 20 anos de experiência em gestão e consultoria, com passagens por SEBRAE – SENAC- ACP. Possui MBA em Marketing e especialização em Administração Estratégica. Diretor regional da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), professor de graduação e pós-graduação. Autor de artigos científicos nas áreas de inovação e negócios digitais, participa de projetos de pesquisa, mentoria e programas de aceleração de startups e transformação digital para empresas.
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…