fbpx
Empreendedorismo

Comitiva chinesa convida empresas brasileiras para investir em Zhuhai

São Paulo foi palco da celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China na última quinta-feira, 15 de agosto.

A Conferência de Intercâmbio Econômico e Comercial Zhuhai-China-São Paulo foi promovida pelo Governo Municipal de Zhuhai, com apoio da Gree, maior fabricante de ar-condicionado do mundo, que tem sua sede instalada na cidade chinesa. 

O evento, no Hotel Intercontinental, discutiu a cooperação econômica e comercial dos dois países, fortalecendo a comunicação entre governo e empresas, discutindo tendências de mercado e explorando o potencial de cooperação.

A China está promovendo um desenvolvimento de alta qualidade e uma abertura de alto nível, oferecendo aos investidores do Brasil e de outras nações oportunidades de cooperação mutuamente benéficas. A proposta do evento foi apresentar Zhuhai como um grande polo econômico chinês, com toda a estrutura e logística necessárias para investimentos internacionais, inclusive brasileiros.

Li Bin, vice-secretário do Comitê Municipal do Partido em Zhuhai, Wang Xiaobin, secretário do Comitê de Trabalho do Partido e diretor do Comitê de Gestão da Zona de Alta Tecnologia de Zhuhai, representantes de empresas chinesas e representantes de associações e empresas brasileiras locais participaram do encontro. Segundo Wang Xiaobin, nos últimos cinquenta anos, as relações entre os dois países têm se aprofundado e gerado resultados significativos.

“Como a maior economia do Brasil, São Paulo desempenha um papel crucial no fortalecimento das relações China-Brasil. Zhuhai, uma das primeiras zonas econômicas especiais da China, está vivendo um período de desenvolvimento de alta qualidade e oferece oportunidades, espaço e potencial sem precedentes para a cooperação econômica e comercial com o Brasil.

A cidade, conhecida por seu rápido desenvolvimento e robusta economia, é um polo estratégico para empresas internacionais. Zhuhai abriga atualmente 15,9 mil empresas com investimento estrangeiro, além de 400 mil entidades comerciais, e contou com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 23 mil per capita em 2023. Zhuhai tem atraído grandes marcas globais, consolidando-se como um centro de inovação e oportunidades econômicas.

A cidade está promovendo uma transformação abrangente em sua base industrial, destacando-se pela expansão da manufatura avançada nas áreas de tecnologia da informação e novas energias. Zhuhai está impulsionando o crescimento de empresas de alta tecnologia, com ênfase em circuitos integrados e biomedicina, e acelerando o desenvolvimento de setores emergentes como inteligência artificial, biofabricação e voos espaciais comerciais.

Seu índice de inovação científica ocupa o segundo lugar na China por três anos consecutivos, atraindo grandes marcas globais como a Shell, Bosch, Philips e Panasonic consolidando-se como um centro de oportunidades econômicas. A cidade também possui diversas universidades conhecidas, criando um ambiente vibrante de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, Zhuhai também possui incubadoras e aceleradores para promover o crescimento de start-ups e novas empresas.

Como representante das empresas locais de Zhuhai que se expandem para o exterior, Zhang Haikuo, gerente geral da Gree Electric Appliances Brazil Co., Ltd., destacou que a cooperação política e econômica entre China e Brasil está se tornando cada vez mais estreita. Ele observou que há um crescente número de empresas chinesas entrando no mercado brasileiro e um aumento no investimento de empresas brasileiras na China. “Com 25 anos de sucesso no Brasil, a Gree, sediada em Zhuhai, espera servir como um exemplo e uma ponte para promover o entendimento mútuo entre os dois países”, afirmou.

José Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), ressaltou a importância do evento, destacando o papel crucial da cooperação entre empresas como a Gree. Ele enfatizou que a colaboração com a Gree, empresa de renome que opera tanto no Brasil quanto na China, é um exemplo significativo de como parcerias internacionais podem impulsionar o setor eletroeletrônico.

Nascimento Júnior sublinhou que esse tipo de cooperação não apenas fortalece os laços comerciais entre os dois países, mas também contribui para o desenvolvimento do setor, trazendo benefícios mútuos e promovendo avanços tecnológicos e comerciais.

Na reunião, as duas partes discutiram o fortalecimento dos investimentos econômicos e comerciais, a alocação de recursos e a cooperação industrial. Os participantes se comprometeram a explorar ainda mais o potencial de colaboração, expandir as áreas de cooperação, consolidar e ampliar os resultados alcançados, com o objetivo de obter benefícios mútuos e resultados positivos.
Sobre a Gree Electric Appliances

A Gree Electric Appliances é a maior fabricante de ar condicionado do mundo, de acordo com a lista das “2.000 maiores empresas do mundo” da revista Forbes, posicionando-se em 1º lugar na indústria global de condicionadores de ar. A empresa destaca-se em pesquisa e desenvolvimento de produtos, vendas e serviços, com foco principal em condicionador de ar e refrigeração. A cada três aparelhos de ar condicionado fabricados no mundo, uma unidade é produzida pela Gree. A companhia, sediada na China, mantém-se na liderança nas vendas de ar condicionado no País, há 20 anos consecutivos e há 10 anos no mercado global, com cerca de 400 milhões de consumidores em todo o mundo.

Presente no Brasil há mais de 25 anos, conta com uma filial em Manaus, capital do Amazonas. A Gree é a primeira empresa chinesa de eletrodomésticos a investir e construir uma fábrica no Brasil, tornando-se símbolo da capacidade de cooperação entre China e Brasil. A fábrica brasileira tem cerca de 100 mil metros quadrados e conta com 1.200 funcionários. A Gree Brasil opera 100% com produtos próprios no País. Suas contribuições e contínuos investimentos em P&D de produtos com alta eficiência energética fizeram com que a empresa ganhasse o maior prêmio de reconhecimento anos consecutivos. Para saber mais, acesse: Link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo