Empreendedorismo

Como a Copa do Mundo muda o clima de felicidade corporativa?

Que a Copa do Mundo de Futebol movimenta toda a sociedade, é fato. Na torcida, na união das pessoas, pelo clima de otimismo: o esporte preferido do brasileiro tem o poder de unir as pessoas.

Esse clima de felicidade também chega no ambiente corporativo. Bolões, comentários, funcionários unidos assistindo juntos aos jogos. E como tudo isso influencia na felicidade no trabalho? O riso ativa a sensação prazer que automaticamente gera felicidade e gera favorabilidade cerebral. A Copa do Mundo é um ritual que acontece a cada quatro anos isso proporciona sensação cerebral de importância e alta relevância, que cria um senso de hiperfoco e atenção de todas as pessoas.

Segundo Sérgio Amad, CEO da fiter e especialista em felicidade e aplicação de neurociência no RH, existem alguns fatores que determinam a sensação de felicidade em um âmbito de expectativa e orgulho em pertencer, um motor mental para gerar felicidade. “Só pelo fato de um país ter uma seleção que está ali sendo representada gera uma sensação de orgulho que é um grande motor cerebral, ou seja, você falar nesse momento que você é brasileiro e tem uma seleção pentacampeã, por exemplo, é credibilidade, reputação e representatividade de uma nação e é basicamente o mesmo sentimento que um funcionário tem no trabalho quando ele tem orgulho do que fez e do ambiente corporativo que pertence”, explica Amad.

Não é por acaso que a sensação do orgulho em pertencer se aflora em grandes eventos, e esse momento pode e deve ser trabalhado de maneira positiva pelos times de recursos humanos. “O índice de satisfação do colaborador pelo fator externo estará aflorado. Essa é a hora de trazer o otimismo das equipes para dentro da empresa, estimular o vestir a camisa e o orgulho de trabalhar ali”, ressalta o especialista.

Uma boa dica é aproveitar os momentos dos jogos para ativar no cérebro a endorfina, um neurotransmissor de hormônio ajuda na sensação de prazer e produz bem-estar. “O que vai acontecer é que no momento da Copa do Mundo de uma forma generalizada a gente tem redução de cortisol. O que é isso efetivamente? É o que é produzido pela rotina, trabalho, casa, estudos.  Quando a gente tem esses momentos de “folga”, é um atual de endorfina, que vai ajudar a reduzir os índices de cortisol que geram estresse.

De uma forma bem resumida, a Copa do Mundo é uma celebração, é uma festa, é e neste momento além disso tem a competição que faz todos se integrarem. “O RH pode usar psicologia das cores e o verde amarelo como identidade, fazer integração, resgatar o sentimento de felicidade de um colaborador com baixa de rendimento, liberar mais cedo para assistir com a família. Isso é influência direta no que chamamos de alcançar a felicidade no trabalho. A Copa é com certeza uma aliada neste sentido”, conclui Amad.

Sobre Sérgio Amad

O neurocientista Sérgio Amad, possui mais de 18 anos de experiência na área de Recursos Humanos. É formado pela Universidade Nove de Julho e possui MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Ohio University.  Com especializações em todas as funções de RH, Sergio também como professor do centro de especialização do Hospital Albert Einstein.

Sobre a fiter

A fiter é uma tecnologia de neurociência que mede pulsos de felicidade mensalmente em empresas, instituições, escolas e faculdades. A empresa utiliza elementos de Inteligência Artificial para medição de riscos de turnover, taxas de saúde mental e apoio nos serviços da área de Recursos Humanos. Para saber mais, acesse o site https://fiter.com.br/.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

3 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

3 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

3 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

3 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

4 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

4 horas ago