Como é a visão dos pets?

Ao contrário dos humanos, que a visão é o principal sentido, nos cães os principais sentidos são o olfato e a audição, que são muito mais apurados. Sendo assim, a visão dos cães não é tão aperfeiçoada quanto a visão humana, mas em contrapartida, outras qualidades da visão do cachorro são melhores que a humana. “Os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas a alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o restante em cinza. Embora a diferenciação de cores não seja tão efetiva, a visão noturna dos cães é muito boa. A capacidade de enxergar bem no escuro é uma herança dos ancestrais dos cães. Anos atrás os cães eram usados para a caça, e por isso desenvolveram a habilidade de visão noturna”, conta a médica veterinária responsável pela plataforma  de teleorientação veterinária, TioChico, Fernanda Loss

Fernanda explica que para entender o processo é importante saber que os olhos são compostos por células cones e bastonetes. Os cones são os responsáveis pelas cores. Já os bastonetes, são responsáveis pela percepção visual noturna, ou seja, facilitam a captação de imagens mesmo sem muita luz. “Nos humanos existem 3 tipos de células cones que permitem enxergar as cores, mas os cães possuem apenas 2 tipos de cones, o que restringe o número de cores que eles podem ver. Mas em compensação os bastonetes existem em uma quantidade muito maior nos cães que nos humanos. O que faz com que os cães necessitem de apenas de ¼ de luz necessária para um ser humano para enxergar no escuro”, argumenta.

Além disso, outra curiosidade sobre a visão canina é que eles podem enxergar um objeto em movimento a 600 metros de distância. “A posição dos olhos na cabeça determina o grau de visão periférica, assim como a quantidade de campo visual que se pode ver simultaneamente com ambos os olhos, o que se chama visão binocular, necessária para efetuar medições corretas de distâncias”, conclui a veterinária.

Mas apesar da visão não ser o principal sentido dos pets, é importante sempre manter alguns cuidados e também incentivá-la. “Oferecer brinquedos dentro das cores que eles enxergam, como o azul e o amarelo, é uma forma de estimular a visão dele. Além disso, alguns cuidados são importantes para o bem-estar ocular do pet, como evitar a exposição em locais com muito vento, monitorar se os olhos não estão ressecados e, claro, contar com o acompanhamento veterinário periódico”, orienta Fernanda.

TioChico

Startup gaúcha de teleorientação veterinária tem o objetivo de facilitar a vida do tutor. A equipe de médicos veterinários dedicada 24h por dia, 7 dias por semana, disponível para conversas via chat e também por vídeo para orientar e auxiliar nos cuidados com seu pet. Mais informações em www.tiochico.vet

Fotos

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

14 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

14 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

14 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

14 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

14 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

14 horas ago