Empreendedorismo

Como o marketing fortaleceu os negócios da Texaco no agrobusiness

A Texaco, uma das principais marcas de lubrificantes e graxas do país, tem uma tradição de mais de 120 anos e atende mais de 15 setores estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A relação com o agrobusiness, um dos principais segmentos de atuação da marca, data de mais de 60 anos com fornecimento de produtos reconhecidos pela excelência e tecnologias exclusivas que oferecem melhoria no desempenho e redução de custos, ampliando a eficiência de caminhões, tratores e equipamentos agrícolas no Brasil.

Ao longo dos últimos doze meses, a Texaco mudou sua estratégia em busca de crescer neste mercado. No campo da comunicação e do marketing, a marca percebeu a necessidade de reforçar sua presença em eventos relevantes do segmento agrícola e ampliar suas ativações off-line. O desafio era tornar mais próxima e personalizada sua comunicação com produtores rurais e cooperativas, um público que tem um perfil mais dinâmico e demanda mais presença física se comparado com outras indústrias que a marca atende.

“O agrobusiness brasileiro tem uma relação histórica com a Texaco. Atendemos um segmento essencial para nosso país, que representa 25% do PIB nacional. Em nosso caminho para fortalecer esta relação com produtores, notamos que era necessário estar presente fisicamente nos principais locais onde promovem networking, fecham negócios e dialogam sobre novas tecnologias para o campo”, comenta Paulo Gomes, diretor de marketing de ICONIC, gestora da marca Texaco.

As estratégias de marketing se tornaram uma ferramenta essencial para alcançar este objetivo de estar mais presente no cotidiano do produtor rural. Desde 2022, a Texaco ampliou seu budget de marketing para o agronegócio, em busca de aumentar sua presença no segmento e estar mais próximo a seus clientes. Por exemplo, em complemento a participação da marca no Agrishow 2023, um dos maiores eventos de agronegócio mundial, a Texaco também ativou um plano de mídia OOH – Out of Home, no aeroporto de Ribeirão Preto, com objetivo de alcançar o público qualificado que circulou neste local durante a realização da feira. Outro exemplo foi a ação de mídia ao redor do Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola das regiões norte e nordeste.

Outra ativação importante de marketing foi o plano de comunicação exclusivo da graxa Marfak MCP Grease 00, utilizada por colhedeiras de algodão, por meio de outdoors localizados em pontos estratégicos de rodovias da Bahia e do Mato Grosso, durante o período de pré-safra.

Outra ação realizada pela marca para seu portfólio de produtos foi o anúncio da nova linha de graxas de lítio Marfak, O nome da linha se origina do produto Marfak MP 2, graxa da Texaco que é líder de mercado no país. O pré lançamento da nova linha de graxas Marfak foi feito na Fenasucro e Agrocana, outro grande evento do setor agro que aconteceu em agosto de 2023. Os novos produtos da linha serão lançados de forma faseada até o final do ano. “A nova linha de graxas de lítio Marfak é estratégica em nosso portfólio e tem endosso de marca e tecnologia. Basta dizer que Marfak MP 2 é a principal graxa da Texaco e líder de vendas no mercado brasileiro há mais de 60 anos”, analisa Paulo.
Redes sociais com informação para o homem do campo
As redes sociais da Texaco também abriram amplo espaço para divulgação de produtos e serviços diretamente focados ao agrobusiness. Além de apresentar o portfólio completo – com linhas consagradas, como Delo e Ursa – que oferecem redução de custos operacionais e aumento da durabilidade do motor, os posts se tornaram uma fonte de informação do setor para produtores rurais e cooperados.

A Texaco também iniciou o desenvolvimento de uma newsletter no Linkedin com temas relacionados ao agrobusiness, como gerenciamento de insumos e gestão eficiente de propriedade rural. São explicados programas e iniciativas importantes para o produtor, como o ProAgro (seguro para pagamento e financiamento rural de custeio agrícola no caso de lavouras prejudicadas por condições climáticas). Além disso, as lideranças da marca têm apresentado histórias e comentários sobre suas experiências nos eventos do agrobusiness nacional.

“Nossas redes sociais levam informação confiável e de qualidade para produtores e cooperativas. Nós escolhemos o Linkedin como nossa plataforma oficial para trabalhar conteúdo do segmento e ampliar o engajamento da marca. Consideramos que nossa estratégia para social media tem nos aproximado cada vez mais de tomadores de decisão, produtores e cooperados”, explica Paulo.

Parcerias com cooperativas e atendimento exclusivo

O executivo ainda lembra que foi adotado um atendimento exclusivo para ofertar o portfólio da Texaco para o segmento de Cooperativas, que vai de produtores de grande porte até pequenos empreendedores e agricultores que utilizam esse modelo para aquisição de insumos.

Hoje, a marca conta com um grupo de especialistas nos estandes dos principais eventos do agronegócio – como além do Agrishow e da Fenasucro e Agrocana, a Expolondrina, a Coopercitrus Expo e a Coplacampo, entre outras. Nestas ocasiões, os visitantes podem conhecer todo portfólio da empresa, esclarecer dúvidas dos produtos e serviços com uma equipe técnica e estar mais próximo da marca. O investimento da marca em grandes eventos do setor e congresso de cooperativas visa criar e fortalecer o relacionamento com o cliente do segmento agro, que costuma ter um perfil mais técnico.

Todos estes movimentos fortalecem as parcerias comerciais com algumas das principais cooperativas do país, como a Coopercitrus e a Cocamar, que tem forte representatividade na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas no sudeste e centro-oeste do Brasil. Com mais de 60 filiais, apoio técnico e estruturas para o atendimento das mais diversas culturas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a Coopercitrus conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.

Fundada em 1963, a Cocamar é uma das maiores cooperativas do país e tem 97 unidades operacionais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para apoiar suas associadas na gestão e produção de soja, milho, trigo, café e laranja. Ainda existem parcerias com outras gigantes do segmento de cooperativas, caso da Coamo e Coplacana.

Redação JBA Notícias

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