Empreendedorismo

Como pequenos empreendedores podem se destacar em meio a cenários competitivos e cada vez mais tecnológicos

Por Marcelo Navarini*

Já não é novidade que devido às inovações tecnológicas o mercado está cada vez mais competitivo.  Seja em meio a gigantes que já estão estabelecidos há anos, ou frente a empresas mais jovens que atuam de forma mais ágil e aplicam mais rapidamente soluções eficazes, diversos micro e pequenos empreendedores têm dificuldades para alcançar o destaque desejado e se posicionar junto ao cliente alvo.

Um dos pontos altos vistos na NFR de 2023, a principal feira de varejo no mundo, está relacionado ao uso da tecnologia como driver para inovação e crescimento do varejo. Algumas das principais tendências apresentadas passam pela transformação do varejo, com adoção do entretenimento através de lojas cada vez mais intuitivas e integradas ao digital. Também ficou evidente a evolução do varejo sem atritos, que serão potencializadas pelo self checkout, e pelas evoluções das soluções de pagamento e biometria.

Cabe destacar que as inovações são potencializadas quando conectadas com um genuíno atendimento da necessidade do cliente, e invariavelmente com mudanças no modelo de negócio, que podem ser adotadas por empresas de qualquer porte. Quando essas características estão presentes é possível criar alguma vantagem competitiva que pode ser fundamental para se destacar frente aos concorrentes no mercado.

Também é fundamental que o empreendedor mantenha uma boa boa avaliação interna do seu negócio. Compreender os pontos fortes e fracos, traçar novas estratégias e desenvolver soluções que visam o crescimento da operação é parte do exercício de análise e planejamento que deve sustentar as inovações.

Uma boa prática de gestão é compreender os números da empresa e do mercado , não apenas as informações sobre vendas. Avaliar corretamente a performance, conectar a dinâmica financeira e operacional é um ponto limitante para muitos negócios.

Ferramentas que facilitem a administração e gestão dos negócios ajudam os empreendedores a gastar menos energia em controles paralelos e atividades com baixo grau de eficiência. Por fim, a velha e boa criatividade é fator chave para diferenciar um negócio junto ao mercado, especialmente em um contexto de pequenas empresas.

*Marcelo Navarini é diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. O executivo é Administrador e Mestre em Economia Internacional. Antes do Bling, Navarini atuou como Investment Officer na CRP Cia de Participações, em transações de Venture Capital e Private Equity, além de outras experiências em empresas do setor financeiro e de bens de consumo.  Atualmente acumula, também, o cargo de Diretor de Operações da Pagcerto. 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Paraná

A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…

2 horas ago

Shopping Curitiba funcionará em horário especial neste fim de ano

O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…

2 horas ago

Feira Arte Viva CWB Termina o Ano com Arte, Literatura e Diversão para Toda a Família

Por Emanuelle Spack  A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…

2 horas ago

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC)

As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…

2 horas ago

Klabin alcança pontuação histórica no índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…

2 horas ago

Autoleitura da conta de água permite ao cliente controlar o consumo

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…

2 horas ago