fbpx
Educação

Como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês

Há vários recursos que você pode utilizar para aprender inglês, como por exemplo os recursos audiovisuais, como filmes, séries, documentários e etc. E para te ajudar a aproveitar ainda mais esses recursos, preparamos um conteúdo completo de como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês.

Isso porque, para realmente aprender mais sobre o idioma usando esses recursos, é preciso seguir algumas regras bem simples.

Quer saber como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Use recursos adequados para seu nível de inglês

A primeira dica de como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês é escolher recursos adequados para o seu nível atual de inglês. Ou seja, se você ainda é iniciante nos estudos do idioma, não vai conseguir entender praticamente nada em um filme ou documentário com linguajar técnico.

Então, faça uma lista de conteúdos que sejam similares aos seus conhecimentos atuais no idioma, pois a ideia de usar esses recursos é focar naquilo que você já sabe, e não no que ainda não aprendeu.

Isso porque, ao usar recursos audiovisuais para aprender inglês, você treina a sua compreensão auditiva e também desenvolve o seu vocabulário no idioma. E ao usar conteúdos muito acima do seu conhecimento você não vai conseguir acompanhar o que está sendo dito.

Isso pode não só afetar o seu aprendizado no idioma como também te deixar sobrecarregado e desmotivado a continuar estudando.

Escolha recursos que tenham o inglês como idioma original

A segunda dica de como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês é escolher recursos que tenham o inglês como idioma original. Ou seja, nada de escolher um filme coreano traduzido para o inglês.

E essa dica é por um motivo bem simples: ao ser traduzido de um idioma para outro, algumas expressões idiomáticas e termos essenciais para a história podem acabar se perdendo.

Além disso, ao ativar a legenda também em inglês, muitas vezes pode acontecer de essas legendas não corresponderem ao que está sendo dito nos diálogos. E você pode ver que isso acontece até mesmo em filmes bem conhecidos, como na trilogia O Hobbit, que ao colocar tanto as legendas quanto o áudio em português, é possível notar as diferenças.

Então, tenha cautela na hora de escolher os recursos audiovisuais que irá usar para aprender inglês, selecionando apenas aqueles que possuem o inglês como idioma original.

E outra dica é escolher os conteúdos com base na variante do inglês que você quer aprender, como por exemplo o inglês americano ou inglês britânico. Pois lembre-se que mesmo sendo o mesmo idioma, há variações tanto no vocabulário quanto em algumas regras gramaticais.

Use legendas em inglês somente se necessário

Se você quer aprender inglês para viagem, sabe que na vida real não há legendas quando você precisa conversar com alguém. Então, usar legendas durante o seu aprendizado de inglês pode acabar te deixando dependente delas, onde você não vai conseguir entender o que está sendo dito a menos que tenha legendas para acompanhar.

Por isso, nossa terceira dica de como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês é justamente não ficar dependendo dessas legendas, e assistir os conteúdos sem elas.

Porém, se você ainda é iniciante nos estudos do idioma, ative as legendas quando sentir necessidade, ou seja, quando não conseguir entender quase nada do que está sendo dito.

Mas lembre-se: foque no que está ouvindo e leia a legenda apenas quando necessário. Até porque os recursos audiovisuais servem justamente para melhorar seu listening, não a sua habilidade de leitura.

Escolha recursos que sejam interessantes para você

A última grande dica de como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês é: escolha recursos interessantes para você. Ou seja, não vai adiantar nada escolher filmes clássicos se você não se interessa por eles.

Até porque a ideia principal de usar esses conteúdos é aprender se divertindo, então se você gosta de filmes de terror, não tem porque não usar esses conteúdos para estudar o idioma.

Mas lembre-se que mesmo sendo uma tarefa divertida, é preciso prestar atenção ao que está sendo dito, e você pode até mesmo anotar qualquer palavra ou expressão que não conhece para criar um glossário pessoal.

Agora você já sabe como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês. Então porque não escolher alguns conteúdos para começar a aprender mais sobre o idioma agora mesmo?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo