Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é eleita a Melhor ONG do Paraná
Organização foi reconhecida pelo Prêmio Melhores ONGS e se destacou pela excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo foi reconhecido pelo prêmio Melhores ONGs como a Melhor ONG do estado do Paraná, além de estar entre as 100 melhores do Brasil pela quinta vez. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada na última sexta-feira (22), em São Paulo, quando foram reveladas as Melhores ONGS de cada estado.
O Pequeno Cotolengo foi representado pela gerente de Governança, Riscos e Compliance, Elisa Maria Souza, que destacou o comprometimento dos funcionários nessa conquista. “Este prêmio é o reconhecimento e valorização do trabalho exemplar da alta administração, gestores e funcionários que, com dedicação e competência, fortalecem nossos pilares de governança e impacto social. O comprometimento de todos foi essencial para consolidar práticas sustentáveis e promover mudanças positivas, alinhadas aos nossos valores e objetivos”, explica.
Para o presidente do Complexo de Saúde, padre Renaldo Amauri Lopes, a premiação tem significado especial. “Isto significa que estamos fazendo a coisa certa, e muito mais do que isto, servindo aqueles que mais necessitam. Receber o Prêmio de Melhor ONG do Paraná, tendo já recebido o de 100 Melhores do Brasil, nos leva a meditar sobre o quanto já realizamos e o quanto ainda temos por fazer”, destaca.
A atuação do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo está em expansão. Em dezembro de 2023, as portas foram abertas para atendimento externo em fisioterapia. No início deste ano, a Organização passou a atender, também, crianças e adolescentes no espectro autista com terapias variadas. Com os novos públicos, além dos Assistidos, o Complexo de Saúde deve ultrapassar os 400 mil atendimentos multidisciplinares neste ano. Segundo o padre Renaldo, a premiação Melhores ONGS vem para coroar um ano repleto de reconhecimentos. “Nosso fundador sempre nos orientava a estarmos à frente dos tempos, a sermos faróis da caridade e a fazer o bem sempre, o bem a todos e mal nunca a ninguém! Considero que esta premiação é a coroa de todos os demais prêmios conquistados, pois é reflexo de uma análise total de todos os processos de gestão e cuidados que aqui realizamos com tanto zelo. Assim seguimos Cuidando das Pessoas e Transformando Vidas! ”, enfatiza padre Renaldo.
O Pequeno Cotolengo, desde sua fundação por São Luis Orione, na Itália, tem como valores inegociáveis a transparência, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Segundo o diretor-executivo, Diogo Azevedo, esses valores são essenciais para cumprir o propósito com excelência e de forma completamente gratuita para Pacientes e Assistidos. “Nosso trabalho é incansável, estamos crescendo, abrindo novos serviços e em 2025 teremos muitas novidades. Ser a melhor ONG do Paraná nos incentiva e também nos coloca ainda mais responsabilidades. É por isso que buscamos uma governança cada vez mais forte e transparente, mas também inovadora”, afirma.
Além do Melhores ONGS, nos últimos meses a Organização recebeu outros três grandes reconhecimentos: a renovação do selo DOAR, que promove o profissionalismo e a transparência nas Organizações; o selo Transparência, que fortalece a confiança de doadores e benfeitores; e o Great Place To Work, que colocou, mais uma vez, o Complexo de Saúde como uma das melhores empresas para se trabalhar no estado.
Em 2024, o Complexo de Saúde também deu grandes passos em direção a uma atuação ainda mais consciente e sustentável: foi lançado o Relatório de Sustentabilidade, elaborado com o apoio da Consultoria em Gestão para Sustentabilidade do Sesi Paraná, de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI), e também a instalação e o funcionamento total de uma usina de energia solar, realizada com o apoio da Copel. A inovação vai gerar uma economia de até 50% nos custos com a energia elétrica, o que otimiza os recursos financeiros, que podem ser aplicados em outras necessidades dos Assistidos e Pacientes. Além disso, significa uma grande contribuição na redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-os às melhores práticas de gestão ambiental.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. Oferece mais de 200 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares; e 58 leitos de transição de cuidados, em 2 Unidades Hospitalares, sendo para cuidados paliativos, reabilitação ou readequação, destacando-se como a maior do estado do Paraná habilitada pelo ministério da Saúde. Oferta 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas para usuários do SUS de Curitiba, algumas disponíveis para o público externo no ambulatório, sendo elas: fisioterapia e equoterapia, e atendimentos exclusivos para pessoas com espectro autista. Outro pilar fundamental é o atendimento educacional especializado, por meio da Escola Pequeno Cotolengo, que fica nas dependências do complexo e é considerada uma das maiores do estado. O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que em 2024 foi eleita como a Melhor ONG do Paraná e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, além de ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná. Todo o atendimento realizado na Organização é 100% gratuito. A oferta de todos os serviços deve-se ao essencial apoio de nossos doadores e parceiros, conquistado por meio de nossa transparência e um sólido programa de compliance, assegurando o uso eficaz e responsável de cada doação.