fbpx
Política

Composição de partidos na Assembleia Legislativa muita muito após janela partidária

A composição partidária na Assembleia Legislativa do Paraná sofreu grandes alterações depois do encerramento da “janela partidária”, período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que os detentores de mandatos pudessem trocar de partido sem a perda da função.

Ao todo, 30 deputados trocaram de partido.

Outros cinco estão em nova legenda em razão da fusão do PSL com o Democratas.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o PSD passa a ter maior bancada, enquanto que o Democracia Cristã, até então sem nenhum representante na Casa, conta agora com um parlamentar.

O PSD que até o dia 3 de março, quando abriu o prazo da janela partidária, tinha cinco deputados, agora tem a bancada composta por 15 parlamentares.

O PSDB, que tinha três deputados, perdeu dois parlamentares, mas ganhou o reforço de duas deputadas e segue com o mesmo número de representantes na Assembleia Legislativa.

Já o MDB que também tinha três deputados perdeu um, ficando com apenas dois deputados. Enquanto isso, o PT ganhou um novo deputado e a bancada passa a ser composta por cinco parlamentares.

O PL, até então com dois deputados, ganhou o reforço de mais três parlamentares na bancada. Enquanto que o PP, com três parlamentares, teve a bancada ampliada para seis.

O Republicanos, que era representado por um único parlamentar, também viu a sua bancada ser reforçada com a entrada no partido de mais quatro deputados.

O PDT e o Cidadania, que tinham três deputados cada, agora são representados por um deputado na Assembleia, enquanto o PROS que tinha três deputados, agora ficou com dois.

Já o Democracia Cristã, que até então não tinha representante na Assembleia, passa a contar com um deputado.

Com as alterações, o PSB, PSC, PTB, PV, Patriotas e Podemos deixaram de ter representantes na Assembleia Legislativa.

Outra mudança, que não teve a ver com a janela partidária, ocorreu em razão da fusão dos partidos PSL e Democratas, dando origem ao União Brasil. Dessa forma, dos oito deputados das duas legendas, cinco seguem no novo partido que ganhou o reforço de mais três parlamentares, totalizando oito integrantes.

Confira como ficou as composições partidárias na Assembleia Legislativa:

PSD – 15 deputados – Adelino Ribeiro, Ademar Traiano, Alexandre Curi, Artagão Junior, Cobra Repórter, Evandro Araújo, Francisco Bührer, Jonas Guimarães, Luiz Claudio Romanelli, Marcio Nunes, Bazana, Paulo Litro, Rodrigo Estacho, Tercílio Turini e Tiago Amaral;

União Brasil – 8 deputados – Dr. Batista, Elio Rusch, Nelson Justus, Luiz Fernando Guerra, Mauro Moraes, Nelson Luersen, Plauto Miró e Reichembach;

PP – 6 deputados – Galo, Guto Silva, Luiz Carlos Martins, Maria Victoria, Soldado Adriano José e Tião Medeiros;

Republicanos – 5 deputados – Alexandre Amaro, Cantora Mara Lima, Delegado Fernando Martins, Homero Marchese, Marcio Pacheco;

PT – 5 deputados – Arilson Chiorato, Luciana Rafagnin, Professor Lemos, Tadeu Veneri e Requião Filho;

PL – 5 deputados – Delegado Jacovós, Gilberto Ribeiro, Gilson de Souza, Marcel Micheletto e Ricardo Arruda;

PSDB – 3 deputados – Cristina Silvestri, Mabel Canto e Michele Caputo;

MDB – 2 deputados – Anibelli Neto e Nereu Moura;

PROS – 2 deputados – Boca Aberta Junior e Soldado Fruet;

PDT – 1 deputado – Goura

Cidadania – 1 deputado – Douglas Fabrício

Democracia Cristã – 1 deputado – Coronel Lee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo