Brasil, 12 de dezembro de 2024: Rock in Rio e The Town anunciam uma contribuição valiosa para o enfrentamento global às mudanças climáticas. O Projeto Amazônia Para Sempre, promovido pelos festivais, com apoio da Vale, selecionou seis iniciativas de organizações sem fins lucrativos que serão beneficiadas por edital privado com verba de R$2 milhões. Os escolhidos desenvolvem ações como promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional, na Região Metropolitana de Belém. As instituições beneficiadas pelo projeto são: Instituto Peabiru, Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia – AmazonCred, Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC), Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN) e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
Amazônia Para Sempre é parte de uma série de iniciativas que visam combater às mudanças climáticas, por meio da redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), opara colaborar com o desafio do Brasil, que se comprometeu a reduzir suas emissões em 67% até 2035. Este compromisso é a NDC, sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, assumida pelo país com as Nações Unidas (ONU).
Foram quase 100 inscrições de projetos que passaram um processo de seleção conduzido por um comitê independente, formado por representantes dos parceiros de Amazônia Para Sempre e da sociedade civil. Além disso, todo o processo de seleção contou com a supervisão da consultoria ponteAponte, especializada em qualificar investimentos privados visando o fortalecimento do impacto socioambiental positivo.
“Há 18 anos começamos a fazer a nossa parte e agora damos um novo passo importante para deixar um legado de longo prazo. Para diminuir os efeitos das mudanças no clima, é fundamental reduzir as emissões. E isso se faz conservando e regenerando as florestas e valorizando as pessoas que cuidam dela. Esse é o objetivo do edital, é a contribuição que queremos dar e os projetos premiados refletem esse compromisso.”, afirma Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil.
O objetivo do projeto Amazônia Para Sempre é impulsionar iniciativas que contribuam para a redução das emissões, por meio da preservação e da regeneração de áreas florestais, da bioeconomia e da transição justa. Os festivais, por sua vez, já realizam inventário e neutralizam suas emissões, além de apostar na gestão adequada e diminuição na geração de resíduos.
Cinturão verde das abelhas e quintais agroecológicos
Em Belém, um dos projetos contemplados foi o Mulheres Amigas das Abelhas, do Instituto Peabiru, que já beneficia 40 famílias entre quilombolas e ribeirinhas, para a geração de renda, atua para melhorar a polinização de espécies e a conservação das florestas. A proposta é ampliar as famílias cuidadoras de abelhas nativas para formar um “Cinturão Verde Das Abelhas”, com o objetivo de combater o desmatamento e as queimadas no entorno de Belém, contribuir para diminuir os impactos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que promove a geração de renda local, a educação ambiental e a restauração florestal.
Já em Barcarena, o projeto “Quintais Agroecológicos: Soberania Alimentar e Geração de Renda na Comunidade Quilombola do Sítio Cupuaçu/Boa Vista” é desenhado para implementar práticas sustentáveis que garantam as opções econômicas, sociais e ambientais a longo prazo. A iniciativa promove o cultivo de hortas e quintais agroecológicos com foco em espécies nativas e sem o uso de agrotóxicos. Dessa forma, além de colaborar com o combate à poluição do solo e da água, também incentiva a utilização eficiente dos recursos naturais, através da implementação de técnicas de manejo sustentável, como o uso de eficiência eficiente e o aproveitamento da água da chuva. Além disso, serão realizados workshops que integrarão práticas tradicionais de cultivo e conhecimentos modernos, incentivando a troca de saberes entre as mulheres da comunidade.
O benefício aos projetos faz parte de uma série de ações ligadas ao território amazônico, que incluem um espetáculo histórico no coração da floresta e o grande concerto na área urbana de Belém. A seleção das iniciativas foi realizada por uma comissão formada por representantes da Rock World, empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town; da Vale e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhou todas as etapas do cronograma previsto no edital. Os critérios utilizados foram relevância e impacto, sustentabilidade, inovação, participação comunitária e viabilidade técnica e orçamentária.
Iniciativas selecionadas
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Espetáculo emocionante no Rio Guamá
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town, festival que acontece em São Paulo a partir de 6 de setembro de 2025. Esse também é o mês do espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” que vai colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a icônica floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas, que será realizada dois meses após o evento na mesma cidade. Os festivais vão realizar – através do projeto – uma mega apresentação, protagonizada por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve, num emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza. Esse momento épico terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local. Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá também um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
Amazônia Para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio da Gerdau e da Heineken, apoio institucional do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e parceria de conteúdo e mídia com TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada. O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, dos eventos climáticos extremos, da transição energética e das ameaças à biodiversidade e à vida como um todo. Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar do Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como o Amazonia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região do Xingu desde 2016. A partir de projetos como estes, que mobilizam pessoas para atuação direta em causas urgentes, o Rock in Rio e o The Town utilizarão seu poder mobilizador junto com a força da música para unir pessoas em torno das pautas amazônicas.
Amazônia Para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
Evento conta com patrocínio principal da Vale
A Vale atua na Região há quase 40 anos, com o compromisso de apoiar a conservação da Amazônia e as diversas formas de viver, conviver e criar na região. A empresa ajuda a preservar cerca de 1 milhão de hectares de florestas no mundo, sendo 800 mil só na Amazônia – uma área seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Pelo quarto ano consecutivo, a empresa, através do Instituto Cultural Vale, é a maior apoiadora da Cultura no Brasil, com destaque para o Pará e os outros estados onde atua. Além disso, por meio do Fundo Vale, criado há 15 anos, aportou cerca de R$ 360 milhões, em 120 iniciativas, envolvendo 40 parceiros e resultando no fortalecimento de 340 negócios socioambientais e 15 mil hectares de áreas recuperadas, prioritariamente na Amazônia.
Sobre Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 297,6 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2024, um impacto econômico de R$ 2.9 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Há dois anos, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 12.3 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.666 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, quase 200 milhões de pessoas alcançadas pelas comunicações na edição que celebrou os 40 anos do Rock in Rio.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 122 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 foi de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, deu início às celebrações. Das 24 edições, dez ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
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