Saúde

Comprovante de vacinação do app Saúde Já é válido para viajantes

Moradores de Curitiba que estão com viagem programada para locais que exigem o comprovante de vacinação contra a covid-19 podem utilizar o aplicativo Saúde Já para baixar a Carteira Nacional de Vacinação.

O documento será aceito como comprovante da imunização enquanto o sistema ConecteSUS, do Ministério da Saúde (MS) segue fora do ar, após sofrer um ataque hacker na sexta-feira passada (10/12).

Nesta quinta-feira (16/12), o MS divulgou orientações para a emissão temporária do comprovante de vacinação covid-19 para brasileiros que estão no país.

O informe recomenda a ida à unidade de saúde para a solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Vacinação, enquanto o seu próprio sistema não é reestabelecido.

Também diz que documentos gerados por aplicativos como o de Curitiba serão válidos.

Com o recurso digital da Prefeitura de Curitiba, o usuário dos serviços de saúde da cidade não precisa fazer o deslocamento até a Unidade de Saúde, com a opção de baixar o documento pelo próprio telefone celular ou pelo site (confira passo a passo abaixo).

“Lançamos a funcionalidade da carteira vacinal no nosso aplicativo em abril de 2018, pela importância do documento, e foi fundamental para agilizar a vacinação contra a covid-19. Agora, o Saúde Já também contribui para evitar transtornos neste momento de organização das viagens do fim de ano”, fala a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O certificado de imunização contra a covid-19 está sendo exigido no acesso de pelo menos 19 capitais brasileiras; e também para viagens ao exterior.

Até então, o dado do aplicativo ConecteSUS era o documento a ser apresentado.

Sistema eletrônico próprio

A falha no sistema do Ministério da Saúde não comprometeu o registro da aplicação das vacinas no município.

Há duas décadas, Curitiba usa um sistema de prontuário eletrônico próprio, o E-saude, que possui recursos de segurança robustos e constantemente atualizados.

Esse sistema permitiu avanços inovadores para o usuário, como o Aplicativo Saúde Já Curitiba, lançado em março de 2017.

Números

Até novembro deste ano, o Aplicativo Saúde Já contabilizou 2 milhões de pessoas cadastradas e 34,5 milhões de acessos.

O Saúde Já está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android.

O download deve ser feito na loja virtual de cada smartphone. Também é possível acessar pelo site da plataforma.

PASSO A PASSO

Como emitir a Declaração de Vacinação a partir do Aplicativo Saúde Já

1) Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, acesse a opção “Carteira de Vacinação”.

2) Selecione qual usuário precisa da Carteira Nacional de Vacinação (titular ou um dos dependentes cadastrados).

3) Na tela, aparece a opção “Imprimir Carteira de Vacina”.

4) O sistema vai gerar uma versão que pode ser impressa da Carteira e Declaração de Vacinação. Ao final do documento, consta a declaração de que o portador está em conformidade com a indicação de esquema vacinal preconizada para sua faixa etária.

5) O documento pode ser compartilhado para um meio digital (email, drive, bluetooth) que possa ser impresso posteriormente.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo