A computação quântica emerge como uma das tecnologias com maior potencial disruptivo: sua capacidade sem precedentes permite resolver problemas complexos, muitos dos quais não poderiam ser abordados pela computação tradicional. A primeira edição do “The Future Uncovered“, um encontro que reúne especialistas da NTT DATA, jornalistas e profissionais de comunicação para debater as tendências que estão moldando o futuro, focou nas oportunidades e desafios em torno dessa tecnologia revolucionária.
Alguns dos campos de aplicação da computação quântica, dentro de uma variedade realmente vasta, incluem:
Oportunidades para a América Latina
Com a adoção da computação quântica, a América Latina tem a oportunidade de expandir seus horizontes em termos de sustentabilidade e posicionar-se como uma força inovadora em um campo tecnológico que está moldando o futuro global – além de abordar desafios específicos relacionados à energia limpa e à crise climática.
“Estamos diante de uma mudança radical: nem a programação quântica nem o stack de tecnologia quântica se assemelham às suas versões clássicas. Então, começar a adquirir conhecimentos e experiência desde já pode fazer a diferença para liderar no futuro com essa tecnologia”, afirma Evandro Armelin, diretor de Data & Analytics na NTT DATA Americas.
A adoção da computação quântica poderá se massificar em um prazo de cinco a dez anos. No entanto, é importante começar a explorá-la desde já, especialmente organizações com uso intensivo de dados ou que precisam simular cenários complexos do mundo real. Isso permitirá a obtenção de vantagens competitivas estruturais, tanto em termos de conhecimento da tecnologia quanto na identificação de casos de uso ou no desenvolvimento de habilidades das pessoas.
Não se trata de um tema trivial: como uma tecnologia radical que está sendo testada e desenvolvida por diversos atores, a qualquer momento ela pode ter um salto de potencialidades – como ocorreu com a inteligência artificial generativa. A consultora de mercado Gartner empresas, startups e grandes empresas invistam 2 bilhões de dólares ao ano em pesquisas relacionadas à computação quântica.
“No desenvolvimento da computação quântica, não esperamos uma evolução constante e uniforme. Considerando as diversas alternativas emergentes em hardware quântico, juntamente com um ecossistema em expansão de software e algoritmos quânticos, é provável que vejamos avanços disruptivos e imprevistos nos próximos anos”, diz Luis Quiles, diretor na NTT DATA Americas e especialista em tecnologias disruptivas. “As empresas pioneiras na adoção da computação quântica têm maiores chances de obter vantagens competitivas significativas e duradouras, estabelecendo um alto limiar para os concorrentes que ingressarem mais tarde nesse campo.”
A NTT DATA possui o conhecimento, os recursos e a experiência para acompanhar as organizações em sua jornada exploratória rumo à computação quântica.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio. A empresa oferece suporte para os clientes em seus processos de transformação por meio de consultoria, soluções industriais, serviços de processos de negócios, modernização digital e serviços gerenciados. A NTT DATA permite aos clientes, assim como à sociedade, avançar com confiança para o futuro digital. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com uma visão local para fornecer serviços profissionais de ponta em mais de 50 países em que estamos presentes. Para mais informações, visite.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan Senai Sesi, lançou…
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em…
Curitiba, 12 de dezembro de 2024 – O Banco24Horas lança a campanha “Saca Esse Rolê” com…
O City Tour Encantos de Natal, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Divisão…
As amigas Victoria Lúcia Mendonça, 11 anos, e Luíza Mota, 12, não tiraram os olhos…
A Ford Ranger produzida na Argentina para o Brasil e América do Sul recebeu cinco…