Empreendedorismo

Comunicação de 2023: ou você a controla ou será controlado

Final de ano é tempo de reflexão, de pensar o que funcionou bem e o que precisa de uma atenção especial em 2023. Além disso, é preciso saber no que focar no ano que vem e como a comunicação auxiliará no atingimento das metas estratégicas já definidas. Afinal, apenas comemorar resultados sem absorver o aprendizado trazido por eles é perder a oportunidade de reproduzi-los e ir além no ano que chega.

Sabemos que 2023 será o ano da consolidação do formato híbrido, e por isso a comunicação interna passou a ser peça fundamental para preservar a cultura organizacional, garantir a motivação dos colaboradores remotos e presenciais e, principalmente, impregná-los do sentimento de pertencimento que, nesse formato, precisa ser prioridade para manter a produtividade e a conexão com a empresa e o time.

Mas não há comunicação interna sem o comprometimento profundo da gestão. É ela que dá o tom, dita o ritmo, entrega feedbacks construtivos e, também, não pode se furtar a andar junto com o time. Hoje é preciso reforçar a cultura interna para que a pessoa identifique e valorize aquilo pelo qual tanto se esforça.

O ano que vem também será o ano da consolidação dos novos modelos de comunicação. Eventos presenciais com transmissão online já fazem parte do nosso cotidiano e tendem a crescer. Plateias presenciais e palestrantes online, ou vice-versa, também são uma tendência.

As mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais, revistas e mídias sociais vão abrir espaço para divulgações também em lives, reels, grupos de WhatsApp e webinars. Esses deixaram de ser ferramentas para suprir o distanciamento provocado pela pandemia para se tornarem novos meios de comunicação e fortalecimento de marca.

E são muitos os ganhos: eventos com público regional hoje podem ser fortalecidos e enriquecidos com participantes de além-fronteiras, com uma rica troca de informações e visões distintas.

Aprender a lidar com tudo isso com serenidade é o desafio de 2023. Somado a isso, ainda contaremos com uma transição política importante – e que afeta diretamente o setor de comunicação – e um cenário instável economicamente, o que coloca a indústria e o mercado em clima de austeridade de investimentos.

Apesar de parecer antagônico, investir num momento desses em comunicação é essencial, pois é aí que ela mais se faz necessária. Afinal, quando se fala numa empresa, logo lembramos de sua marca e daquilo a que ela nos remete. Não se trata mais de estar nas redes ou não, ou de trabalhar a comunicação: as pessoas falam sobre tudo e todos, mesmo que eles não tenham consciência disso. Se você não cuida da sua comunicação, põe em risco a sua reputação, pois alguém falará sobre você – mas, nesse caso, sem que você tenha o controle.

Por fim, o ano traz pautas importantes ligadas ao meio ambiente e igualdade, e essa é uma oportunidade para as marcas se fortalecerem. A consolidação do conceito ESG (ações ambientais, sociais e de boa governança) ultrapassa o discurso empresarial e passa a exigir comprovações reais e públicas. A comunicação pode ajudar nesse trajeto.

A comunicação deixou de ser uma ferramenta acessória para ocupar um lugar de destaque na estratégia e na competitividade da empresa. Pense nisso em 2023!

 

*Silvana Piñeiro Nogueira é jornalista, mestre em Estudos Políticos pela Sorbonne Paris II e pós-graduada em Marketing pela FAE Business School. Ela mora na Alemanha há quase quatro anos, de onde administra a Smartcom Inteligência em Comunicação, que há 13 anos atua na área de comunicação internacional B2B. É casada e tem dois filhos.

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e no interior do Paraná, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business, que envolvem newsletters, revistas institucionais internas e externas, informativos, bem como ações de relacionamento individualizado com influenciadores digitais e da mídia. O portfólio de clientes é composto por companhias das áreas de Papel e Celulose, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Cultural, Terceiro Setor, Alimentação, Automotivo, Comércio e Indústria, Trânsito & Transporte e Direito.

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Bolinhos Serra do Mar oferece bolinho de barreado no Trem Caiçara entre Antonina e Morretes

Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…

12 horas ago

Professores de colégio em parque tecnológico passam por capacitação finlandesa

Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…

13 horas ago

Curitiba lidera demanda por imóveis de padrão econômico no Brasil, aponta ranking

Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…

13 horas ago

Aeroporto de Congonhas (SP) iniciou a nova etapa de obras que vai dobrar a capacidade operacional do terminal

Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…

13 horas ago

Mini roda-gigante é a nova atração infantil do Shopping Curitiba

Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…

13 horas ago

Virada Paradisíaca: Festa de Réveillon na Ópera de Arame terá música até 5h da manhã com DJs de diferentes estilos sonoros

Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…

13 horas ago