Comunidade judaica do Paraná lembra os 80 anos da Liberação de Auschwitz

Marcando os 80 anos da liberação de Auschwitz, a Federação Israelita do Paraná (FEIP) e o Museu do Holocausto de Curitiba promoveram, na segunda-feira (27), com apoio do Centro Israelita do Paraná e da B’nai B’rith, um evento em comemoração ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Estiveram presentes, em nome da Federação, os vice-presidentes Fernando Brodeschi e Isac Baril, e as secretárias Diana Axelrud Camlot e Frances Baras. O coordenador-geral do Museu do Holocausto, Carlos Reiss, representou a instituição. A solenidade também contou com a participação de membros da comunidade israelita do Paraná e representantes de entidades sociais, culturais e políticas do estado.

O evento foi marcado pela abertura da antessala reformada do Museu do Holocausto, que agora apresenta novas histórias pessoais, depoimentos e objetos que humanizam a memória das vítimas, além de recursos de acessibilidade e narrativas de outros grupos perseguidos pelo nazismo. Também foram inauguradas obras doadas em homenagem aos sobreviventes Max e Hinda Epelzwajg, que reconstruíram suas vidas em Curitiba. Outro ponto alto foi a participação de Gabriel Waldman, autor e sobrevivente do Holocausto, que palestrou no evento e, após o encontro, lançou seu livro “Ingrid, a filha do comandante”, com direito a uma sessão de autógrafos.