Conecta Pinhais e outros cinco Ecossistemas da RMC unem forças na maior jornada de Inovação Aberta do Paraná
Dentro do Smart City Expo Curitiba 2024, aconteceu nesta quinta-feira (21), o lançamento do Link de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). Trata-se de uma jornada de inovação aberta, que envolve grandes empresas localizadas em Curitiba e na RMC com startups, pequenos negócios e instituições de ensino com o objetivo de desenvolver todo o ecossistema de inovação.
O Link será o maior evento de inovação aberta que conta com a co-realização de seis ecossistemas locais de inovação, incluindo o Ecossistema de Inovação Conecta Pinhais. Os demais ecossistemas de inovação promotores da ação são: Vale do Pinhão (Curitiba), Hangar SJP (São José dos Pinhais), Grape Tech (Colombo), EcoAR (Araucária), e o Ecossistema de Inovação de Fazenda Rio Grande.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, afirmou que o Link reforça a conexão entre os ecossistemas de inovação e salientou o papel da instituição no projeto: “Os negócios não conhecem limites territoriais. O Sebrae vai implantar a metodologia; assim, conduzimos o processo, fazendo a conexão das pequenas empresas, que são o nosso público principal, startups, empresas tecnológicas, com os ativos tecnológicos e as grandes empresas. O nosso trabalho é fornecer a metodologia e facilitar a conexão”, explicou Rissete.
No dia 17 de junho, a Ligga Arena se transformará em um epicentro de colaboração e criatividade, sediando uma série de eventos e atividades destinadas a promover a inovação e o empreendedorismo. Este espaço dinâmico será palco de um encontro entre grandes empresas demandantes de soluções inovadoras e empresas que oferecem soluções viáveis para resolver problemas tecnológicos.
O Link surge como uma iniciativa do Sebrae, buscando promover a conexão entre empresas, empreendedores, instituições de ensino e pesquisa, e demais agentes do ecossistema de inovação, com o objetivo de estimular a troca de conhecimento, o desenvolvimento de parcerias estratégicas e a geração de oportunidades de negócios.
Para o Conecta Pinhais, a participação no Link representa uma oportunidade ímpar de destacar o potencial inovador da região. Com startups promissoras, instituições de pesquisa de ponta e uma comunidade empreendedora engajada, Pinhais contribui de forma significativa para o ecossistema nacional de inovação.
Segundo Salette Azevedo, uma das lideranças do Conecta Pinhais “a participação do ecossistema de inovação de Pinhais no Link demonstra que ninguém faz nada sozinho e que os ecossistemas só terão sucesso se unirem forças. Este fortalecimento da Região Metropolitana, juntamente com a presença do Vale do Pinhão, faz com que nós tenhamos mais força. O Conecta Pinhais é um ecossistema que está constituído há três anos e temos colhido vários frutos no município de Pinhais”, considera Salette.