Saúde

Congresso reúne representantes dos BRICS+ em congresso sobre hanseníase em Salvador

O Brasil lidera os casos de hanseníase nas Américas e representa uma parcela significativa dos casos globais – é o segundo país com mais casos no mundo, atrás apenas da Índia. Embora haja avanços, a doença, que tem tratamento gratuito e cura, persiste como um problema de saúde pública. Outros países como Rússia, África do Sul, Índia e China, além dos demais membros do bloco, enfrentam desafios similares, como falta de diagnóstico precoce e informação limitada sobre a doença e, ainda, falta de notificação obrigatória. O 18° Congresso Brasileiro de Hansenologia compartilhará experiências bem-sucedidas entre os países do BRICS+ e reunirá representantes do bloco para abertura de acordos de cooperação mútua.

O congresso da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é o maior evento sobre o tema no Brasil. O programa abordará desde a conscientização pública até as mudanças nas formas clínicas da doença, estratégias de busca ativa de casos principalmente para o diagnóstico precoce da hanseníase, além de novos tratamentos dos pacientes e a realidade atual de recidivas (volta da hanseníase tempos após a alta do paciente) e falência terapêutica (quando o paciente ainda apresenta bacilos vivos após o tratamento).

“São os principais temas que preocupam autoridades médicas em todo o mundo, especialmente os países campeões em hanseníase e que têm um dilema pela frente que é controlar uma doença que persiste por décadas”, explica o médico Marco Andrey Cipriani Frade, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e do congresso.

O evento será realizado em Salvador (BA) com presença dos maiores especialistas brasileiros e convidados estrangeiros renomados. Dentre os temas já confirmados estão curso específico para agentes comunitários de saúde, prevenção de incapacidades e reabilitação, pois a doença ainda é diagnosticada tardiamente quando muitos pacientes já apresentam sequelas incapacitantes e irreversíveis que poderiam ser prevenidas com diagnóstico precoce.

O 18º Congresso Brasileiro de Hansenologia tem, ainda, espaço para os movimentos sociais. “Há muitos anos, convidamos os movimentos de iniciativa social que fazem um trabalho diferenciado de diálogo com as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, vítimas de preconceito, exclusão e, muitas vezes, abandono, situações já legitimamente vencidas em cenários de outras doenças até mais graves que a hanseníase”, alerta Frade.

BRICS+
Bloco formado em 2009 inicialmente pelo Brasil, Rússia, Índia e China como um grupo de países de mercado de desenvolvimento econômico emergente. Porém, desde 2001 a sigla BRIC já era conhecida internacionalmente em referência ao Brasil, Rússia, Índia e China.

Em 2011, a sigla ganhou o S de South Africa e, em 2024, entraram o Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos representados pelo sinal +. O BRICS+ não é um bloco exclusivamente econômico, mas uma aliança de cooperação visando a uma representação geopolítica voltada aos interesses e especificidades econômicos, sociais e culturais dos membros. Além disso, houve também uma busca por aumentar a influência militar do grupo no cenário geopolítico internacional.

SERVIÇO
18º Congresso Brasileiro de Hansenologia
Data: 5 a 8 de novembro de 2024
Local: Salvador, Bahia
Informações: www.sbhansenologia.com.br

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Sebrae/PR divulga primeiros palestrantes da Feira do Empreendedor

Quem deseja empreender, já possui negócio próprio ou está em busca de informações e conexões…

46 minutos ago

Com revisão da área plantada e produtividade, milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, aponta Agroconsult

Após incorporar a análise de imagens de satélite para dimensionar a área de soja no…

49 minutos ago

Definidos os finalistas da 14ª Copa Pinhais de Futebol

Estão definidos os finalistas da 14ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Após a…

52 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 850 mil visitantes no 1º semestre

Foz do Iguaçu, julho de 2024 - O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e com gestão…

59 minutos ago

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,…

1 hora ago

Festival Crossroads terá homenagem a um dos mais importantes artistas da música paranaense, Ivo Rodrigues

No dia 13 de julho, a partir das 12h, a Pedreira Paulo Leminski receberá a…

1 hora ago