fbpx
Empreendedorismo

O que o mercado de eventos pode esperar do Metaverso?

Metaverso é o nome dado para uma espécie de mundo virtual que replica a realidade em dispositivos. Trata-se de um espaço coletivo que vem sendo cada vez mais analisado e que já é realidade no mercado de eventos, porém, seu uso está apenas no começo.

Para Rogério Fernandez, especialista em gestão e organização de eventos e fundador da Showdesign, o Metaverso está sendo usado timidamente, em apenas cerca de 5% de sua real capacidade. “É como se estivéssemos em uma fase de validação. Ainda falta muito hardware, e equipamento para acontecer de forma correta”, explica.

Fernandez explica que, atualmente, por conta do pouco uso, o Metaverso ainda não traz muitas mudanças para os produtores de evento, mas é importante que todos os que trabalham na área estejam atentos, já que ele pode modificar algumas formas de apresentação, proporcionar tipos diferentes de eventos e até transformações no perfil de clientes.

“Quando o Metaverso estiver implantado ou em versões beta, será preciso ter uma boa internet e sistemas adequados para que as pessoas do outro lado consigam captar, visualizar e ouvir a mesma experiência de uma pessoa no presencial, se estivermos pensando em eventos híbridos. E, se acontecer tudo online, também serão necessárias algumas tecnologias”, opina.

O especialista acredita que será possível usar as possibilidades do Metaverso de diversas formas no mercado de eventos no futuro. “Mas antes é preciso entender a intenção do evento como um todo. Dá para usar tanto com palestras, quanto com pequenos shows, feiras, exposições e muito mais”, afirma.

Mas e a experiência, como fica? Para Fernandez, realizar eventos no Metaverso não trará a mesma experiência dos eventos reais, serão experiências diferentes. “Por exemplo, se você está em um show, ou estádio, e as pessoas estão cantando, não dá para dizer que vai ser a mesma coisa no Metaverso, mesmo com o áudio sendo captado. São formas diferentes que vão te dar facilidade de estar, por exemplo, no Qatar, assistindo à abertura da Copa, sem estar de fato lá”, destaca.

O CEO da ShowDesign acredita que artistas e palestrantes ainda não assimilaram bem as potencialidades do Metaverso. “Teremos muitos avanços na área de games, de pocket shows, de comunidades privadas com artistas e mentores, feiras e exposições, e etc. E inclusive com relação a atendimento. Será possível entrar nas lojas e tirar dúvidas no ambiente virtual, usando avatares em vez de chat. Para grandes festivais, porém, acho que ainda leva alguns anos”, explica.

Fernandez explica que a tecnologia necessária, para que o Metaverso possa ser usado por mais pessoas, ainda está muito incipiente. “Ainda tem muito hardware para ser desenvolvido e muito tempo para ficar num custo acessível. A tecnologia só é absorvida de verdade quando a população pode adquirir. Acredito que será algo para os próximos anos e trará certamente muitas possibilidades para o mercado de eventos”, conclui.

Sobre a Showdesign

A Showdesign está no mercado desde 2002, criando experiências através da integração audiovisual em shows, festivais, gravações de DVD, formaturas e eventos corporativos. Já atendeu mais de 12 mil clientes, entre artistas, palestrantes e empresas, sempre com o propósito de entregar uma solução de full experience: que compreende desde a ideia inicial à execução final. Todos os eventos são projetados em 3D e levam itens como iluminação, sonorização, painel de Led, tecnologia e conteúdo, com efeitos visuais, robóticos e trilha sonora. Para mais informações, acesse: https://showdesign.com.br/ ou pelas redes @showdesign.

Sobre Rogério Fernandez

O especialista em gestão e organização de eventos atua na área desde 1998. Atualmente, é fundador e CEO da Showdesign.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo