fbpx
Empreendedorismo

Conheça a história do ovo de Páscoa e aprenda a fazer em casa

Os chocolates e alimentos à base do cacau são os grandes destaques no período da Páscoa.

A cada ano surgem novidades para todos os paladares e com ótimo visual, decorrente da criatividade dos culinaristas.

Os ovos são sempre o destaque da época, desde os fabricados por grandes empresas aos feitos por pequenos empreendedores, que criam formatos inusitados e recheios diferentes.

Roseli Candêo, que é instrutora de cursos de gastronomia do Senac EAD e ministra aulas de Patisserie, apresenta a história do Ovo de Páscoa e traz dicas para identificar o melhor chocolate.

A especialista também compartilha uma receita diferente para confeccionar um ovo recheado em casa.

História

A tradição surgiu com ovos de galinha vazios que eram pintados em cores alegres.

Na época, o ovo era considerado um símbolo de força e ofertado para desejar fartura nas próximas colheitas.

Na França da Idade Média, as cascas de ovos de galinha eram lavadas e recheadas de chocolate, depois eram escondidas para serem encontradas.

Apenas no final do século XIX, foram desenvolvidas, pela primeira vez, tecnologias para produzir os ovos totalmente de chocolate.

Na Europa, a época de Páscoa coincide com o equinócio da primavera, estação em que os coelhos sempre foram os primeiros animais a surgir com o fim do inverno.

É o momento que, na tradição europeia, sinaliza novos tempos vindouros – por esse motivo, o coelho se tornou o símbolo da celebração.

Como escolher

O bom chocolate é aquele que tem na sua composição pasta e manteiga de cacau. A maioria das marcas também tem gordura vegetal.

A diferença é que a manteiga de cacau derrete na temperatura de 36° C; já as gorduras vegetais, em torno de 55 a 65° C. Sendo assim, um chocolate com somente manteiga de cacau vai derreter imediatamente na sua boca, já os chocolates com gorduras vegetais demoram a derreter.

Para ser considerado chocolate é necessário ter pelo menos 25% de pasta e manteiga na composição, ou seja, quanto maior a porcentagem, melhor.

O rótulo apresenta todas as informações necessárias à manipulação e ao consumo. A lista de ingredientes sempre inicia com o de maior quantidade para o menor.

Então, se o primeiro item é o açúcar, por exemplo, é sinal que na composição tem mais açúcar do que pasta de cacau ou manteiga de cacau. Assim, é possível analisar a qualidade do chocolate.

Ovo de merengue com geleia de framboesa

A primeira dica para se fazer um ovo de colher é sempre ter duas a três texturas para que não fique monótono na hora de saborear. É interessante ter uma textura cremosa, uma crocante e, se puder, uma fruta ou geleia de frutas em pedaços — dependendo da fruta, traz a acidez que vai cortar o excesso de doce.

Geleia de framboesas:

300 g de framboesas

100 g de açúcar

15 ml de suco de limão

Leve tudo ao fogo e cozinhe mexendo até que atinja o ponto de geleia

 

Merengue suíço

100 g de claras

300 g de açúcar de confeiteiro

 

Leve ao fogo em banho maria as claras e o açúcar de confeiteiro e mexa até que, ao tocar e esfregar os dedos, não sinta a granulação do açúcar – isto vai ser em torno de 65 a 67° C. Quando não sentir mais a textura do açúcar, leve à batedeira e bata até ficar firme. Se quiser, pode colorir com corante gel ou saborizar.

 

Montagem:

Na casquinha pronta, coloque no fundo a geleia de framboesa e por cima o merengue até a boca da casquinha.

Você pode fazer o acabamento fechando esta casquinha como se fosse um bombom ou decorando com bico de confeitar, com confeitos ou frutas frescas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo