Política

Conheça a secretária da saúde escolhida por Cristina Graeml

Já está em Curitiba a Dra. Raíssa Soares, médica de renome nacional que deve ocupar o cargo de secretária municipal de saúde caso Cristina Graeml (PMN) seja eleita a primeira prefeita da capital paranaense.

A Dra. Raíssa Soares é mineira de Belo Horizonte, onde se graduou em medicina pela UFMG. Na mesma instituição, se especializou em medicina da família e comunidade. Tem pós-graduação em qualificação da atenção primária à saúde e em urgência, emergência médica e terapia intensiva.

Com 24 anos de atuação no Sistema Único de Saúde, Dra. Raíssa passou por todos os estágios de atendimento e gestão em saúde pública. Conhece bem tudo que se passa na administração, estratégia, liderança, execução e treinamento de saúde do SUS.
A Dra. Raíssa Soares ficou conhecida nacionalmente como autora dos protocolos de contenção contra a dengue, que ajudaram a conter a epidemia da doença em Minas Gerais, especialmente em Belo Horizonte. Também na capital mineira, organizou o plano da secretaria municipal de saúde para emergência, desastres e antiterrorismo na Copa do mundo de 2014, aprovado pela Fifa.
Durante a pandemia de Covid-19, já atuando em Porto Seguro, na Bahia, a Dra. Raíssa elaborou o protocolo para tratamento precoce da doença, que salvou cerca de sete mil vidas na cidade, terceiro maior polo turístico do Brasil. Quando foi lançada a vacina, cobrou do então Presidente Jair Bolsonaro, o envio de doses que estavam em falta na cidade. Assim, conseguiu vacinar toda a população, além de turistas. Usou todas as ferramentas possíveis para combater a doença na cidade, que teve o menor índice de mortes por Covid-19 no país.
Nomeada secretária da saúde de Porto Seguro, Dra. Raíssa adotou o lema “não roubar e não deixar roubar para sobrar dinheiro”. Fiscalizou pessoalmente todos os processos de licitação, contratos e fornecedores, desmantelando vícios com o dinheiro público na cidade baiana.
Quando assumiu o cargo, havia apenas um milhão de reais em caixa. Deixou a secretaria com um saldo de mais de vinte milhões de reais, 40 ações planejadas e 24 iniciadas, todas com recurso garantido. Uma das obras é o Hospital de cirurgias eletivas e Maternidade de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, especializado no tratamento de Covid e equipado com UTI.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Itaipu participa de lançamento de Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal

A Itaipu Binacional vai contribuir com o Programa Alimento Saudável no Prato, do Governo Federal,…

14 horas ago

Com dois novos planos e mais de 220 iniciativas, Governo Federal reforça meta de acabar com a fome no Brasil

Um Brasil que se alimente bem é prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

14 horas ago

Com 13 mil atletas, Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 será a maior edição da história do evento

Uma das mais tradicionais corridas de rua do calendário brasileiro terá a maior edição da…

14 horas ago

Ganhando o Mundo: aumente o número de alunos e o destino de cinco países

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (16), os destinos de intercâmbio dos…

14 horas ago

Sérgio Moro e Ney Leprevost lavam em público roupa suja de campanha

O senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou que o deputado estadual e ex-candidato a prefeito…

14 horas ago

ABBC promove movimento coletivo nas redes sociais para prevenção de fraudes com histórias reais

Outubro de 2024 – A ABBC - Associação Brasileira de Bancos lança, em 1º de…

14 horas ago