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Empreendedorismo

Conheça a startup brasileira que está tirando o sossego da gigante americana de mobilidade, a Uber

Criada em 2017, a fintech social StopClub surgiu com a finalidade de apoiar motoristas e entregadores de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas, ajudando esses trabalhadores em seus desafios diários. Com mais de 550 mil usuários, é hoje a maior comunidade de trabalhadores de app do país, onde os usuários compartilham conhecimentos e experiências.

A empresa oferece soluções de segurança e financeiras personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador.

Recentemente, a Uber, gigante americana de mobilidade, iniciou uma briga judicial com a startup por disponibilizar duas funcionalidades: “Cálculo de Ganhos” e “Recusa Automática”, as quais tiveram que sair do ar por dois dias. No dia 21 de agosto, a StopClub derrubou a liminar obtida pela Uber na justiça e pôde voltar a ativar as ferramentas dentro do aplicativo.

Os idealizadores da fintech são os amigos Pedro Inada e Luiz Gustavo Neves. Pedro é formado em Administração e mestre em Economia, ambos pela IBMEC-RJ. 

Com o mesmo ideal, Luiz cursou Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ e possui experiência de mais de dez anos como consultor tributário e há mais de seis anos trabalha com empreendedorismo. Ambos são co-fundadores e Co-CEOs da StopClub.

As ferramentas da fintech social podem ser acessadas por motoristas e entregadores pelo aplicativo, que é 100% gratuito – disponível iOS e Android – e acesso ilimitado.

As principais funcionalidades compreendem: gravação com áudio e vídeo de corridas em caso de suspeita de perigo ou assalto ao vivo, compartilhamento de localização com outros usuários da sua região, canal para troca rápida de mensagens de áudio (Walkie Talkie), salas de áudio para troca de experiências, indicação de serviços (oficinas, postos GNV e outros), além das funcionalidades de poder identificar quanto cada corrida poderá render financeiramente e ainda recusar alguns tipos de viagens automaticamente, de acordo com seus objetivos financeiros.

De acordo com o cofundador e Co-CEO, Pedro Inada, hoje a plataforma conta com mais de 250 mil motoristas e entregadores ativos em mais de 1.100 cidades no Brasil e também com presença em mais de 50 países.

“A StopClub nasce com a missão de tornar o dia a dia do trabalhador de app mais seguro, com ferramentas inteligentes e tecnológicas para proteger ele, seus amigos e sua família. Hoje somos a maior comunidade desse segmento no Brasil.”, explica.

Além disso, a plataforma conta com conteúdos informativos e de interesse comum, bem como os depoimentos dos usuários que utilizam a StopClub, compartilhando suas experiências e vivências do dia a dia no trânsito. A plataforma possui um conteúdo completo para que os usuários tenham suporte, informação e segurança durante o seu trabalho.

Para o cofundador e Co-CEO, Luiz Gustavo Neves, a fintech social visa facilitar o dia a dia dos trabalhadores de app, pois o trabalho é árduo e muitas vezes perigoso nos grandes centros urbanos.

“O trânsito em si já é caótico, estressante e exige muita atenção e, quem está ali na linha de frente são os motoristas e entregadores, por isso desenvolvemos um serviço voltado para eles e sua maior comodidade e segurança. A StopClub funciona como uma grande rede de apoio e troca segura para eles”, destaca.

Processo com a Uber

Por estar cada vez mais popular entre os motoristas, oferecendo diversas funcionalidades, a StopClub começou a ficar na mira da Uber, principalmente por conta das funcionalidades “Cálculo de Ganhos” e “Recusa Automática”, pois por meio delas os trabalhadores podem ver com mais transparência quanto de fato vão ganhar nas corridas, sendo possível recusar caso não fosse lucrativa, algo que o aplicativo da Uber não disponibiliza.

Dessa forma, a Uber entrou com uma liminar contra a startup alegando que deveriam retirar essas duas funcionalidades do ar, alegando supostos prejuízos e violações de privacidade de dados, além de concorrência desleal por parte da empresa. Inicialmente, o juiz Eduardo Palma Pellegrinelli concedeu liminar pedida pela Uber, para que a StopClub retirasse as ferramentas Cálculo de Ganhos e Recusa Automática do seu aplicativo. A StopClub recorreu da decisão, por meio de um agravo, porém as ferramentas permaneceram por dois dias suspensas em cumprimento da decisão judicial.

No dia 22 de agosto, o desembargador Azuma Nishi, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, derrubou a liminar por entender que a Uber não apresentou provas contundentes do suposto prejuízo causado pelas ferramentas “Cálculo de Ganhos” e “Recusa Automática” e nem quaisquer outras que comprovassem a alegada conduta ilegal da startup brasileira, autorizando assim a StopClub a voltar a disponibilizar ambas as funcionalidades em seu aplicativo.

O objetivo central da StopClub é melhorar a vida de quem trabalha dirigindo, por isso está sempre em busca de soluções que ajudem esses trabalhadores, que são a base da pirâmide socioeconômica do Brasil. “Sempre ouvimos nossos usuários para entender as dores deles e buscar apoiá-los por meio de soluções tecnológicas, seja no âmbito da segurança, de produtos que precisam consumir e também serviços financeiros. Para isso, temos muitas boas novidades que serão lançadas em breve.”, conta Luiz Neves, CEO e cofundador da startup.

Sobre StopClub

Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar motoristas de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que ajudam esses trabalhadores em seus desafios diários. Está entre as missões da StopClub criar uma comunidade unida e cada vez maior, que ofereça soluções de segurança e financeira personalizadas de acordo com a dor e necessidade de cada trabalhador. Atualmente a StopClub é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do Brasil somando mais de 250 mil usuários em uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

 

Luiz Gustavo Neves

Cursou Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, trabalhou por mais de dez anos com contencioso tributário e há mais de dez anos adentrou o mundo do empreendedorismo. Em 2012, foi um dos idealizadores e responsáveis por um projeto de revitalização de uma área de 3.000 m2 do Jockey Club do Rio de Janeiro que hoje comporta restaurantes e galerias de arte. Em 2017, co-fundou a StopClub, uma fintech social voltada para apoiar motoristas de aplicativos e hoje é Co-CEO da empresa. O negócio deu tão certo que a base de usuários do aplicativo já tem cerca de 250 mil integrantes.

 

Pedro Inada

Cursou Administração de Empresas no IBMEC e fez mestrado em Economia stricto sensu também pelo IBMEC. Após, fez especialização em Direito Societário e Mercado Financeiro na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pedro percorreu em sua jornada profissional por grandes e renomadas empresas como IBM e Mellon Global Investments Brazil, chegando a ser sócio na Jardim Botânico Investimentos. Iniciou sua trajetória no empreendedorismo em 2014, quando fundou a Gogudi – uma plataforma horizontal de listagem de serviços com mais de 10 mil prestadores. Atualmente é co-fundador e Co-CEO da Stop Club – uma plataforma que foi feita para dar suporte aos motoristas de aplicativos, um mercado que tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

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