Geral

Consumo de energia no Brasil subiu 5% no 1º trimestre de 2024, aponta CCEE

Uso mais intenso de equipamentos de refrigeração provocou aumento da demanda em quase todo o país

O Brasil consumiu 72.416 megawatts médios de energia elétrica no primeiro trimestre de 2024, volume 5% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo balanço da Câmara de Comercialização de Energia ElétricaCCEE. O aumento é um reflexo do calor em boa parte do país e da atividade mais intensa em setores como serviços, comércio e as indústrias alimentícia e de bebidas.

O mercado regulado, no qual o consumidor compra sua energia das distribuidoras locais, cresceu 3,5% no comparativo anual, muito por conta do uso mais intenso de ventiladores e ar-condicionado. Já no ambiente livre, aquele em que é possível escolher o fornecedor de eletricidade e negociar condições de contratos, houve um crescimento de 7,6%.

Consumo por ramo de atividade econômica

Entre os 15 setores da economia monitorados pela CCEE, os aumentos mais expressivos foram registrados em Saneamento (30%), Serviços (21,3%) e Comércio (19%). O aumento reflete, em parte, o grande volume de migrações de novos consumidores para o mercado livre de energia, além do desempenho econômico destes ramos. Apenas a indústria têxtil apresentou uma leve redução, de 0,1%, no comparativo anual.

Consumo por região

Entre os estados brasileiros, as maiores variações de consumo foram registradas no Amazonas (23%), seguido pelo Acre (18%) e Tocantins (12%). O aumento é uma consequência de temperaturas mais elevadas e um menor volume de chuvas. E o cenário inverso, de clima mais chuvoso, provocou quedas no consumo do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, de 1,6% e 1,3%, respectivamente.

 

Geração de energia

As hidrelétricas entregaram ao Sistema Interligado Nacional – SIN, 56,9 mil MW médios, volume 1,6% maior na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Houve uma queda de 12,3% na produção dos parques eólicos, que entregaram 7,7 mil MW médios. Em contrapartida, as fazendas solares produziram 2,9 mil MW médios, crescimento de 47,9%. As térmicas aumentaram em 20,2% sua geração no período.

 

Sobre a CCEE

CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Vinícola Garibaldi lança Espumantes Vero na ExpoApras

A Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta na ExpoApras, que acontece de 22 a 24 de abril,…

12 horas ago

1º dia da ExpoApras reforça colaboração entre o setor supermercadista e o cooperativismo paranaense

A ExpoApras 2025, uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, iniciou hoje, 22…

13 horas ago

Pequenos negócios paranaenses têm atividades especiais na ExpoApras 2025

Quem empreende ou deseja empreender no Paraná tem parada obrigatória no estande montado pelo Sebrae/PR,…

13 horas ago

Paixão de Cristo, tradição da sexta-feira nos bairros da cidade

A tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri, emocionou cerca de 10…

4 dias ago

Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre

Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto…

4 dias ago

Paraná tem a menor taxa de recusa familiar para doação de órgãos do Brasil

A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente,…

4 dias ago