A LATAM é a companhia aérea que mais investe no Brasil, e mais um exemplo disso é a superação em 70% da meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024. Foram 316 novos comandantes e copilotos(as) incorporados ao quadro de colaboradores da companhia no País, 130 acima do que estava projetado para o ano. Além disso, graças aos investimentos em pessoas, serviços e frota, a LATAM também promoveu em 2024 um total de 316 tripulantes, tanto nas promoções de copilotos para comandantes, quanto na transição de profissionais que operavam a frota narrow-body (aeronaves de um corredor – como os modelos da família Airbus A320) para a operação de frota wide-body (aeronaves de dois corredores, como os modelos Boeing 787 e 777).
“Esses números são o reflexo do nosso compromisso social e econômico com o Brasil e do forte investimento que a LATAM tem feito no País. Quase dobramos a nossa meta para contratação de pilotos neste ano e ainda conseguimos promover uma parcela importante dos nossos tripulantes. Essa é a LATAM investindo na aviação brasileira e em quem deseja construir uma carreira em nossa companhia”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
Vale destacar que, como consequência destas contratações e promoções, a LATAM alcançou um marco histórico no Brasil. Foram mais de 334 mil horas de treinamento oferecidas aos pilotos novos e antigos, com sessões em simuladores de voo, cursos iniciais, periódicos e adicionais. Na prática, foi um aumento de 38% quando comparado com as horas de treinamento de 2023.
Ao todo, a LATAM investiu US$ 41 milhões em todos esses treinamentos.
COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM
O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:
Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.
Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.
Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.
OPERAÇÕES DA LATAM E SEUS DIFERENCIAIS
Entre os países da América do Sul, a LATAM opera voos com aeronaves da família Airbus A320. Isso permite aos pilotos que costumam voar apenas dentro do Brasil a oportunidade de atuar em operações internacionais para destinos como Santiago (Chile), Buenos Aires e Mendoza (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).
Já os tripulantes de aviões wide-body operam voos de longa distância para destinos como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Boston, Los Angeles, Joanesburgo, Paris e Roma. Todos esses destinos são atendidos pela LATAM em voos diretos do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria global e multicultural.
Hoje, os tripulantes técnicos da LATAM levam em média oito anos para pilotar aeronaves wide-body, considerando que iniciam a trajetória como copilotos de aviões narrow-body. Primeiramente, seguem para a função de copilotos de aeronaves wide-body, depois comandantes de modelos narrow-body e, por fim, comandantes de aviões wide-body. Essa trajetória permite ao aeronauta pilotar aviões dos dois modelos nas duas funções de um tripulante técnico.
LATAM É EMPRESA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO BRASIL
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação nacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. A empresa encerra 2024 após inaugurar as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Segundo a ANAC, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024 com 23,45% de participação (RPK**).
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
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