Geral

Cooperativas se preparam para celebração do Dia C 2023

O Programa Dia de Cooperar (Dia C), criado pelo Sistema Ocemg para estimular o voluntariado nas cooperativas, completa 15 anos de criação em 2023.   A iniciativa é celebrada tradicionalmente em 1º de julho, com série de eventos sociais realizados pelas cooperativas em todo estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg promove evento gratuito e aberto ao público na Praça da Assembleia, com diversas atrações, incluindo atividades culturais e gastronômicas. Motivos não faltam para comemorar o Dia C, que tem ajudado a população por meio de projetos de reponsabilidade social e sustentabilidade. Em 2022, as ações do Dia C beneficiaram 580 mil pessoas, envolveram 14 mil voluntários e 271 cooperativas, contemplando 365 cidades. “A meta para 2023 é aumentar o número de cooperativas participantes em 10%”, prevê o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti.

As campanhas feitas pelas cooperativas em Minas atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e redução das desigualdades, além de energia limpa e acessível, por exemplo. As ações estão também atentas ao ESG, que reúne propostas relacionadas ao meio-ambiente, responsabilidade social e governança, cada vez mais em evidência no mundo dos negócios. Ao longo do ano, as cooperativas desenvolvem várias campanhas, que envolvem, por exemplo, a arrecadação e doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e entidades filantrópicas; recolhimento de fraldas para asilos; projetos voltados para a preservação ambiental, como palestras nas escolas sobre coleta seletiva e reciclagem, e até estímulo à doação de sangue para abastecer os bancos dos hospitais.

Voltado para líderes de cooperativas, cooperados e funcionários de coops, o evento de lançamento oficial do Dia C 2023 promovido pelo Sistema Ocemg aconteceu em 27 de abril, no auditório do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, com a participação de mais de 300 pessoas.  Na ocasião, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a importância do Dia de Cooperar para melhorar a vida das pessoas que vivem no entorno das cooperativas e para a preservação do meio ambiente. Ele lembrou que o projeto tornou-se uma referência para as cooperativas de todo o Brasil, impactando positivamente a vida de 26 milhões de pessoas no país.  E emendou: “O Dia C não encantou somente o Brasil, mas todo o mundo”, disse Scucato, recordando os aplausos recebidos na Conferência da ONU, na Malásia, em que falou sobre o programa para uma plateia formada por representantes de mais de 100 países.

Um dos pontos altos do evento foi o painel mediado pela analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, no qual representantes de três cooperativas mineiras apresentaram projetos de sucesso voltados para a sustentabilidade e geração de renda para a comunidade em que estão inseridas

Fabio Junior de Carvalho falou sobre o projeto Nascente Viva desenvolvido pelo Sicoob Credcooper de Caratinga, que já recuperou 41 nascentes na região, colaborando para a melhoria da terra, cultivo do café e consequentemente para a economia da região.

Consuelo Freitas Melo, do Sicoob Divicred, compartilhou com a plateia os êxitos alcançados com o Programa de Tratamento de Resíduos Sólidos que gera renda para os catadores; bem como um projeto de incentivo à capacitação de mulheres para inserção do mercado de trabalho; e sobre o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) ­_ do Sistema _ aplicado na cooperativa junto aos colaboradores.

Mateus Franco Severino discorreu sobre a experiência Projeto Protocolo Gerações desenvolvido pela Cooxupé, que reúne 18 mil cooperados, 90% deles pequenos agricultores ou da agricultura familiar. A ação dá suporte aos produtores para que consigam atender às normas para que café cultivado por eles seja certificado e inserido no mercado internacional. A expectativa é que neste ano mais cooperativas abracem o Dia C, colaborando para um planeta mais feliz e sustentável.

Sobre o Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas importantes instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas.  A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

O resultado é um Sistema consolidado e de credibilidade que abrange um universo de 800 cooperativas de 7 diferentes ramos da economia e 2,4 milhões de cooperados.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

38 minutos ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

38 minutos ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

38 minutos ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

38 minutos ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

38 minutos ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

38 minutos ago