fbpx
Esporte

Copa de xadrez continua até dezembro e inscrições estão abertas

A Copa de Xadrez Blitz G.M. Jaime Sunye segue a todo vapor Clube de Xadrez Erbo Stenzel, da Fundação Cultural de Curitiba. As inscrições são gratuitas e livres e as etapas acontecem às quintas e sextas-feiras, das 19h às 20h, em formato presencial, na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem.

A Copa acontece desde 2010, e segue no mesmo formato até hoje. Foi interrompida em março de 2020 por conta da pandemia e retornou em outubro de 2021, sempre presencialmente.  Neste ano, a 11ª Copa de Xadrez Blitz G.M. Jaime Sunye começou em fevereiro de 2022 e vai até o dia 9 de dezembro.

O torneio acontece em de cinco rodadas, com três minutos por jogador e acréscimo de dois segundos por jogada realizada. Para participar, basta chegar no Clube de Xadrez minutos antes do começo da competição e se inscrever.

Para Rafael Lopes, que frequenta o clube há mais de dez anos e participou de outras copas, é uma ótima oportunidade para interessados em xadrez, independente do nível no jogo.

“Apesar de o xadrez ser um esporte individual, o propósito da copa é juntar pessoas e formar uma comunidade com interesse em comum. Além disso, é um incentivo para quem quer melhorar, com jogadores de todos os níveis, desde iniciantes até avançados”, afirma Rafael.

Gustavo Augusto de Freitas começou a frequentar o Clube Erbo Stenzel no retorno das atividades presenciais e ainda não participou da Copa. Mesmo assim, está animado para poder trocar experiências com os jogadores mais experientes.

“É gostoso ver crianças e idosos participando, sempre vejo as pessoas se divertindo aqui, aprendendo com os jogadores mais experientes. O xadrez dá a sensação de que não importa idade, gênero, classe social, são duas pessoas competindo, em um momento que a gente deixa tudo de lado, e se concentra no jogo”, afirma o jogador.

Formato

A pontuação de cada torneio é somada até o final do ano, variando de 1 a 5 pontos por etapa. Estes pontos somados ditam a ordem da classificação para o 1º, 2º e 3º colocado da Copa no relativo ano.

As premiações acontecem todo final de ano, com a parceria da Federação Paranaense de Xadrez, que cede as medalhas e troféus para as premiações no evento de Encerramento das Atividades do Clube de Xadrez Erbo Stenzel.

Homenagem

A Copa foi batizada com o nome de Jaime Sunye, segundo enxadrista do Brasil a conquistar o título de Grande Mestre, o maior  do esporte. Curitibano, Sunye está envolvido no Clube Erbo Stenzel desde sua criação e frequenta a casa.

Para saber mais sobre Jaime Sunye, o Clube de Xadrez Erbo Stenzel e outras competições promovidas pelo local, clique aqui.

 

Serviço: 11ª Copa de Xadrez Blitz G.M.Jaime Sunye

Quintas e sextas-feiras, até 9 de dezembro – das 19h às 20h
Clube de Xadrez Erbo Stenzel (Galeria Júlio Moreira, s/nº)
Gratuito

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo