O Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel já fez a troca de 45 mil medidores de energia em Cascavel, como parte da fase do programa destinada a atender os consumidores da região Oeste do Paraná.
Sem custo ao cliente, a troca do medidor convencional de energia por um modelo inteligente, conectado on-line com sistemas de supervisão e controle da Copel, representa um salto de modernização na rede elétrica local. Todas as 166 mil unidades consumidoras de Cascavel receberão o medidor inteligente, cobrindo 100% do município com a tecnologia.
Para Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição, os medidores inteligentes irão elevar significativamente a qualidade do atendimento ao consumidor, pois a detecção de falhas será mais rápida e precisa, o que permitirá uma resposta mais ágil em caso de interrupções no fornecimento de energia. “Essa tecnologia representa um grande avanço no relacionamento com o cliente, oferecendo um serviço muito mais rápido, preciso e adaptado às suas necessidades”, destaca Santana.
Os medidores inteligentes também são úteis para os projetos de geração de energia solar, por exemplo, por serem bidirecionais e possibilitarem medir tanto a energia consumida quanto a energia excedente produzida pelos sistemas de geração distribuída.
A iniciativa também inclui a instalação de sistemas de automação e comunicação que modernizam a rede elétrica como um todo. É um maiores e mais avançados projetos de modernização de infraestrutura elétrica em curso na América Latina.
INSTALAÇÃO – A troca dos medidores, que é totalmente gratuita, já está sendo realizada em Cascavel pela empresa contratada Eletromil. O serviço é rápido, levando em média 30 minutos, e requer o desligamento temporário da unidade consumidora.
Os técnicos responsáveis pela instalação são identificados por meio de crachás e veículos caracterizados, garantindo a segurança e a confiança dos clientes durante a execução dos trabalhos. A substituição abrange exclusivamente o sistema de medição, ou seja, a intervenção é limitada ao local onde o medidor de energia está instalado.
APLICATIVO – Com a Rede Elétrica Inteligente, os moradores podem monitorar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, o que oferece maior controle sobre seus gastos e uma visão mais clara dos hábitos de consumo.
Esse recurso permite identificar variações no uso de eletricidade que podem estar associadas a novos equipamentos ou mudanças nos hábitos da casa, possibilitando que o consumidor faça ajustes para otimizar o consumo e reduzir custos na conta de luz.
FATURA DIGITAL – A modernização da rede elétrica elimina a necessidade de visitas mensais para a leitura dos medidores e incentiva a adoção de faturas digitais, trazendo mais praticidade e contribuindo para a sustentabilidade.
Tiago Augusto Silva Santana, gerente de Projetos Especiais Técnicos da Copel Distribuição, ressalta o impacto dessa mudança: “Em municípios como Ipiranga, onde o projeto da rede inteligente já foi implementado, vimos que 95% dos consumidores migraram para a fatura digital. Isso mostra como a tecnologia facilita o acesso e gestão do consumo, oferecendo um sistema seguro e eficiente para os clientes.”
As faturas digitais possuem a mesma validade legal que as impressas e podem ser usadas como comprovante de endereço. Para se cadastrar e receber a fatura digital, basta acessar o site da Copel.
PARANÁ – Até o momento, a Copel já instalou 940 mil medidores inteligentes em 101 cidades das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, além da Região Metropolitana de Curitiba. O investimento para as três primeiras fases do programa é de aproximadamente R$ 740 milhões. Até o final de 2024, a expectativa é de que o número de medidores inteligentes instalados chegue a 1 milhão.
Abrangência da Rede Elétrica Inteligente no Oeste do Paraná: Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.