divulgação
Em um movimento importante para o setor de energia brasileiro, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) anuncia para 2024 a migração dos seus serviços de Tecnologia da Informação (TI) para a nuvem do Google.
A colaboração com o Google Cloud durante os próximos cinco anos possibilitará à Copel uma infraestrutura mais flexível, escalável e segura, permitindo aprimorar a entrega de serviços aos clientes e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Em anúncio da parceria nesta segunda-feira (04/03), na sede da Copel em Curitiba, o presidente da Companhia, Daniel Pimentel Slaviero, afirmou que a migração acontece em um momento crucial: “o setor elétrico está marcado pela crescente demanda por eficiência operacional e pela necessidade de velocidade, cultura digital e inovação, itens em que estamos focados nessa fase de transformação”, afirma o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.
Ao migrar para o Google Cloud, a Copel poderá aproveitar todo o potencial de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial e machine learning, agregando valor às suas operações e garantindo maior eficácia na tomada de decisões estratégicas.
O presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo Lopez, também destacou que o serviço será importante para “tornar os negócios da Copel ainda mais eficientes e com maior competitividade e agilidade”.
Serviços
Para ilustrar como isso acontecerá, o diretor de Soluções da Google Cloud, Alberto Oppenheimer, comentou ser um passo significativo para serviços que envolvam, por exemplo, o monitoramento de linhas de transmissão e faixas de servidão, bem como o desempenho de usinas hidrelétricas e eólicas e de linhas de distribuição, além de toda a operação dos medidores inteligentes da Copel, que hoje já estão em 81 municípios paranaenses.
Serviços diretos de atendimento ao cliente, como call center ou o processamento de informações para o mercado livre de energia, também serão impactados positivamente pela incorporação do Google Cloud.
Segundo a diretora de Gestão Empresarial na Copel, Ana Leticia Feller, “este é um marco importante na jornada de transformação digital da Copel. Estamos confiantes de que nos permitirá oferecer serviços ainda melhores aos nossos clientes e fortalecer nossa posição como uma das principais empresas do setor energético no Brasil”.
Tecnologia
A transformação tecnológica da Copel traduz a diretriz de voltar seus investimentos para iniciativas que considerassem os três D’s do futuro do setor elétrico: descentralização, descarbonização e digitalização.
Desta forma, o acordo com o Google Cloud está alicerçado em três grandes pilares:
– Modernização tecnológica: migração do ambiente computacional para a nuvem contratada de uma empresa reconhecida no mercado, com otimização dos custos, simplificação da operação e redução dos prazos de entrega de novos projetos;
– Oportunidades para os negócios: implantação de ambiente centralizado de dados e modernização na gestão de integrações e estabelecimento de jornadas tecnológicas com IA Generativa para os negócios da Companhia);
– Cultura: realização de eventos que buscam o movimento cultural da Copel com foco no cliente, na integração dos negócios e no protagonismo regulatório da Companhia.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…